Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

O Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) já constatou que medidas de mitigação das mudanças climáticas focadas apenas na redução das emissões de GEEs não serão suficientes para conter o aquecimento global, implicando na necessidade de adoção de práticas capazes de retirar efetivamente carbono da atmosfera.
O biocarvão, também conhecido como biochar, é um produto sólido com elevada concentração de carbono, altamente estável e resistente à decomposição biológica. É obtido a partir da pirólise de resíduos agrícolas, florestais e outros, como estrume e restos da marcenaria. Sua aplicação se dá como corretivo de solos agrícolas, reduzindo o uso de fertilizantes e aumentando a produtividade.
(Adaptado de: EPE – Empresa de pesquisa tecnológica. 12/08/2024. Disponível em: https://www.epe.gov.br)
A figura que melhor representa o uso do biochar na agricultura como uma ação de remoção de carbono atmosférico é:





O biochar (biocarvão) é formado a partir de resíduos vindos principalmente de vegetais (resíduos agrícolas, florestais, restos de marcenaria). Os vegetais são capazes de fixar o carbono presente na atmosfera através da fotossíntese, e esse elemento irá compor a biomassa dos seres vivos, passando para a biosfera. Ao passar pelas transformações da pirólise, o carbono será transformado em biochar, que será aplicado no solo, chegando na geosfera.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!