Questão 49 - Prova Geral Medicina - PUC Campinas 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 49

Objetiva
49

Considere as seguintes proposições sobre as alterações na estrutura produtiva mundial a partir das últimas décadas do século XX, em um amplo processo de transformação socioeconômica conhecido como “neoliberalismo”:

  1. Diante da crise estrutural observada na década de 1970, ocorre uma profunda reorganização dos processos capitalistas de produção, que substituíram os padrões de acumulação fordistas e tayloristas anteriores por formas flexíveis de acumulação, como o toyotismo.
  2. As modificações nos sistemas produtivos, com forte desenvolvimento tecnológico, resultaram na diminuição dos postos de trabalho nas fábricas, no desemprego estrutural, no aumento da jornada de trabalho e na expansão de empregos precarizados.
  3. A recessão e a crise resultaram na retração do setor financeiro dos países periféricos, com os bancos e demais instituições financeiras perdendo espaço para empresas dos setores de mineração, siderurgia, automobilístico e do agronegócio.
  4. No âmbito estatal, estimularam-se as privatizações, o controle das políticas fiscal e monetária dos países endividados passou a ser exercido por organismos mundiais, como o FMI e o Banco Mundial, e os direitos sociais e trabalhistas foram reduzidos e desfigurados.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

  1. A

    I e II.

  2. B

    II e III.

  3. C

    I, II e IV.

  4. D

    III e IV.

  5. E

    I e III.

Gabarito:
    C

Analisando as afirmações, tem-se:

Afirmação I: correta. A crise dos anos 1970 levou à superação do modelo fordista/taylorista, com a adoção de sistemas mais flexíveis, como o toyotismo, que prioriza produção enxuta, just-in-time e multifuncionalidade dos trabalhadores.

Afirmação II: correta. A crise dos anos 1970 levou à superação do modelo fordista/taylorista, com a adoção de sistemas mais flexíveis como o toyotismo, que prioriza produção enxuta, just-in-time e multifuncionalidade dos trabalhadores.

Afirmação III: incorreta. O setor financeiro não se retraiu; pelo contrário, houve expansão e financeirização da economia, inclusive nos países periféricos. Bancos e instituições financeiras ganharam ainda mais poder, principalmente com a atuação de organismos como o FMI.

Afirmação IV: correta. Essa é uma marca importante do neoliberalismo: privatizações, intervenção de organismos internacionais em políticas econômicas e redução de direitos sociais e trabalhistas. 

49

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!