Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Uma corrente elétrica dente de serra é uma forma de corrente que apresenta um padrão em que o valor da corrente aumenta de maneira linear durante um intervalo de tempo, até atingir um valor máximo, seguido de uma queda rápida que leva o valor da corrente novamente ao ponto inicial. A figura abaixo mostra a variação de uma corrente dente de serra, em função do tempo, em um condutor ôhmico.
A quantidade de carga elétrica que atravessa esse condutor a cada segundo, devida a essa corrente dente de serra, é igual a
0,010 C.
0,090 C.
0,025 C.
0,075 C.
0,050 C.
Pode-se determinar a carga elétrica que passa pelo condutor utilizando o recurso da área do gráfico.
Em um gráfico ixt, a quantidade de carga Q é numericamente igual à área delimitada entre a curva do gráfico e o eixo das abscissas.
Portanto, para o primeiro intervalo de tempo de 2 ms, tem-se:
Entretanto, o problema pede para que se determine a quantidade de carga que atravessa o condutor a cada segundo.
Pela análise do gráfico, pode-se entender que a cada 2 ms o condutor é atravessado por uma quantidade de carga igual a . Assim, pode-se utilizar uma regra de três simples para finalizar a questão:
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!