Dissertativa 9 - 2ª Fase - Dia 2 - Unicamp 2026

Gabarito

Questão 9

Dissertativa
9

O açúcar era uma das especiarias mais preciosas e luxuosas da Europa pré-moderna. Há séculos, já era processado e refinado a partir da cana na Índia, no Oriente Médio e na Europa meridional sob o domínio árabe. No Mediterrâneo, os venezianos difundiram seu cultivo no século XII. Consumido como remédio e ingrediente culinário, o açúcar era presença marcante nos banquetes aristocráticos europeus. Na época moderna, a demanda pela especiaria cresceu ainda mais, impulsionada pelo seu uso para adoçar bebidas recém-introduzidas, como o café e o chocolate. Com a colonização do Novo Mundo, a produção de açúcar e seu comércio expandiram-se intensamente, como uma das principais commodities do Atlântico no século XVII e elemento central de um sistema de trocas que vinculava a Europa, a África e as Américas. A partir do século XIX, o produto ficou relativamente barato em todo o mundo.

(Adaptado de KERNAN, S. P. Sugar and Power in the Early Modern World. Newberry Library, Collection Essays. Disponível em https://dcc.newberry.org/?p=16944. Acesso em 18/03/2021.)

A partir do excerto, responda aos itens (a) e (b).

a) Aponte um uso dado ao açúcar e seu respectivo significado social no período moderno e um uso e seu significado social no contexto contemporâneo.

b) Considerando o desenvolvimento do capitalismo no norte da Europa na época moderna, cite e explique dois fatores econômicos que mostram como o açúcar esteve relacionado a esse processo.

Resolução:

a) O açúcar enquanto produto esteve presente no cotidiano dos grupos sociais ao longo da história, no mundo moderno foi utilizado como especiarias e para adoçar bebidas como café e chocolate, significando luxo presente nos banquetes aristocráticos. Na história contemporânea seu uso teve outro significado, agora entendido como commodities se tornou padrão de consumo de massa para indústria de alimentos.

b) A formação do capitalismo na Idade Moderna está associado a estruturas mundiais, que tiveram origem no continente europeu. Sua primeira manifestação foi pelo modelo mercantil, também presente no norte do velho mundo. Um dos produtos destacados nesse contexto foi o açúcar, tido como elemento de troca entre Europa consumidora, África fornecedora de trabalhadores escravizados, e América produtora. Vale ressaltar que esse produto foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema bancário em gestação na Holanda, que no século XVII se consolidou no ramo açucareiro com a fundação da Companhia das Índias Ocidentais (WIC).

9

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!