Dissertativa 15 - 2ª Fase - Dia 2 - Unicamp 2026

Gabarito

Questão 15

Dissertativa
15

As informações quimiossensoriais transmitidas pelos odores corporais (OCs) podem influenciar as relações sociais entre amigos, parceiros e familiares. De modo especial, os OCs contribuem de forma distinta para a comunicação entre pais e filhos em diferentes fases do desenvolvimento. Além disso, os odores podem desempenhar papel importante nas relações entre espécies animais.

a) Um estudo científico que compara OCs presentes na cabeça de bebês recém-nascidos revela que o nonanal é o aldeído mais abundante no OC tanto nos bebês recém-nascidos (1 hora) quanto nos bebês de 2 ou 3 dias. Nesse período, o nonanal é produzido constantemente, porém sua quantidade permanece praticamente inalterada enquanto a quantidade do ácido nonanóico aumenta cinco vezes no mesmo período. Descreva por que as quantidades das substâncias OCs descritas, comportam-se dessa forma no período de três dias, incluindo a equação química que justifica esse comportamento.

b) As pessoas costumam se perguntar “Por que os mosquitos são mais atraídos por mim do que pelos meus amigos?". Para responder a essa pergunta, foram realizados dois experimentos identificados como (i) e (ii), na figura ao lado, que investigaram o comportamento do mosquito da malária Anopheles gambiae. No campo de resposta, indique o objetivo e a conclusão de cada um dos dois experimentos, que respondem à pergunta mencionada anteriormente.

Resolução:

a) O nonanal é um aldeído que sofre oxidação transformando-se no ácido carboxílico ácido nonanóico. Por isso que, apesar de ser produzido constantemente na cabeça do bebê, o nonanal mantém sua quantidade inalterada, pois grande parte dele é transformada em ácido nonanóico segundo a equação:

b)

Experimento i

Objetivo: verificar o comportamento do mosquito na presença e na ausência da mistura de ácidos carboxílicos produzidos por seres humanos; os ácidos foram colocados entre o mosquito e um ponto com temperatura de 35ºC que é a temperatura aproximada de um ser humano.

Conclusão: na presença dos ácidos, os mosquitos conseguiram se transportar até o destino. Na ausência de ácidos, os mosquitos não alcançaram o destino.

Experimento ii

Objetivo: verificar o comportamento dos mosquitos em relação a pessoas que exalam grande quantidade de ácidos carboxílicos e pessoas que exalam baixa quantidade de ácidos carboxílicos.

Conclusão: os mosquitos aproximam-se mais das pessoas que exalam maior quantidade de ácidos carboxílicos.

15

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!