Dissertativa 10 - 2ª Fase - Dia 2 - Unicamp 2026

Gabarito

Questão 10

Dissertativa
10

A partir da leitura da imagem a seguir, produzida por Carlos Julião, agente do império português na segunda metade do século XVIII, responda aos itens (a) e (b).

Legenda: Prancha 37, Coroação de uma rainha negra na festa de Reis, seguida por um cortejo de mulheres. Minas Gerais, segunda metade do século XVIII.

a) Descreva a imagem destacando quatro elementos ligados às práticas culturais africanas.

b) Cite e explique duas evidências da diversidade de status social dentro da população negra na colônia.

Resolução:

a) A imagem é uma representação etnográfica produzida pelo artista italiano Carlos Julião retratando o protagonismo negro de um cortejo feminino na festa de Reis ocorrida em Minas Gerais, na segunda metade do século XVII. A arte enfatiza uma tradição afro-brasileira, dando destaque à presença da mulher coroada como rainha do Congo à frente de suas acompanhantes, demonstrando o poder matriarcal e relações sociais hierárquicas presentes em sociedades africanas. Reis e rainhas negros eram eleitos dentre os líderes de uma irmandade religiosa e de pessoas escravizadas e coroados simbolicamente como Reis do Congo, demonstrando sua importância e poder em seu grupo social.  As rainhas exerciam um poder tanto real quanto simbólico em suas comunidades, determinando uma maior visibilidade de um protagonismo feminino em espaços públicos.

Entre elementos ligados às práticas culturais africanas que podem ser apontados seriam:

  • O fortalecimento da noção de que o sistema de poder africano é de origem matrilinear ao destacar como figura primordial a mulher coroada como rainha do Congo.
  • Trata-se de um cortejo de coração de uma rainha, prática comum em festividades de origem africana, com o cetro e a coroa em destaque, evidenciando as relações de poder e de status social hierárquicos;
  • O sincretismo cultural, unindo a tradição cristã da Festa de Reis (originária da comemoração aos Reis Magos) adaptada às tradições religiosas africanas, como a prática das congadas;
  • Atividades celebrativas, como a Festa de Reis, eram promovidas por irmandades religiosas e confrarias de pessoas negras escravizadas, espaços importantes para a sociabilidade cultural escrava naquele contexto social;
  • Vestimentas, chapéus e acessórios, como a sombrinha e o cetro, valorizando uma indumentária hierárquica e celebrativa que remete às estéticas africanas adaptadas o Brasil;
  • Os ornamentos apresentam elementos de identidade conectados à linhagem ancestral, valorizando características étnicas e religiosas;
  • Danças e instrumentos rítmicos de percussão musical, tocados por mulheres na tela, característicos de identidades culturais africanas e expressões características de patrimônios culturais africanos.

b) A imagem mostra claramente a heterogeneidade social, econômica e política encontrada na população negra no Brasil colonial.

A primeira evidência da diversidade de status social está na presença, em primeiro plano, de uma mulher negra (provavelmente alforriada), coroada como rainha com um cetro em ouro em suas mãos (símbolo de poder), à frente do cortejo (mostrando uma noção de liderança) usando vestes coloridas com bordados em ouro (como demonstração de maior status econômico) e um manto vermelho (denotando ela ser uma figura das altas classes).

10

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!