Dissertativa 7 - 2ª Fase - Dia 2 - Unicamp 2026

Gabarito

Questão 7

Dissertativa
7

Medidas para proteger as crianças e os jovens dos cigarros eletrônicos são necessárias. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proíbe a comercialização, a importação e a propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar, como e-cigs, vapes e pods, seja com nicotina ou não. A nicotina causa dependência, podendo influenciar negativamente o desenvolvimento cerebral de crianças e adolescentes, impactando o aprendizado, a memória e a saúde mental.

(Adaptado de https://www.paho.org/pt/noticias/14-12-2023-medidas-urgentes-sao-necessarias-para-proteger-criancas-e-os-jovens-dos. Acesso em 01/07/2025.)

a) A adolescência é um período vulnerável do desenvolvimento, marcado por uma neuroplasticidade elevada. A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de se adaptar e se remodelar em resposta a estímulos e experiências. Qual é a principal função dos dendritos e dos axônios? Explique a importância estrutural e funcional dos neurônios para a neuroplasticidade.

(CASTRO, E.M. et al. Pharmacological Research, Londres, abr:190:106716, 2023.)

b) A deposição inicial de aerossóis dos dispositivos eletrônicos para fumar ocorre na cavidade oral e danos no revestimento bucal podem alterar a ação das glândulas salivares, aumentando o risco de doenças bucais. Cite e explique duas funções da saliva.

Resolução:

a) Os dendritos são responsáveis por receber os impulsos nervosos, através dos neurotransmissores que chegam até os neurônios e transmiti-los para o corpo celular. Já os axônios são as estruturas que conduzem o impulso nervoso para outro neurônio, músculo ou glândula, através da liberação de neurotransmissores. A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro formar novas conexões ou reforçar as já existentes, através da comunicação que há entre os neurônios (as sinapses). Para que isso ocorra, os neurônios podem se modificar estruturalmente, aumentando as ramificações de seus dendritos e axônios, e isso permite o surgimento de novas conexões entre eles e a formação de redes neurais.

b) As funções da saliva que podem ser citadas são:

  •  Início da digestão química: os carboidratos começam a serem digeridos já na cavidade oral, através da ação da enzima ptialina (amilase salivar), presente na saliva, e responsável por quebrar o amido e o glicogênio em moléculas menores;
  • Umidificação/lubrificação do alimento: a saliva é composta também por água, que ajuda a umidificar e lubrificar o alimento, facilitando sua mastigação e deglutição.
7

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!