Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

O cálcio é o elemento metálico mais abundante em nosso corpo. Esse elemento está presente na constituição de nossos ossos, sendo vital em inúmeros processos fisiológicos, atuando, por exemplo, como cofator enzimático e na contração muscular. Dessa forma, conhecer corretamente as diferentes formas em que o cálcio se encontra no sangue torna-se uma ferramenta fundamental na avaliação da saúde humana e animal. Nesse contexto, responda aos itens (a) e (b).
a) Quando o cálcio iônico (livre) extracelular não está no nível normal, alguns mecanismos internos são disparados para corrigir o problema. Em um dos casos, há um aumento rápido da secreção de PTH (hormônio da paratireoide) e um consequente aumento no nível de mRNA para a síntese de PTH. O PTH mobiliza o cálcio ósseo, aumentando o fluxo de cálcio do osso para a circulação sanguínea; reduz a excreção renal de cálcio, e aumenta a produção do metabólito a nível renal. Esse metabólito ativo da vitamina D, por sua vez, age no intestino, aumentando a absorção do cálcio proveniente da dieta. Os mecanismos regulatórios internos citados são utilizados para o caso de uma pessoa com problema de hipocalcemia ou hipercalcemia? Justifique.
b) No cálcio sanguíneo total (), há três frações em equilíbrio: o , o e o como lactato, fosfato, entre outros. No entanto, apenas o (cerca de 50% do em condições normais) é fisiologicamente ativo, sendo um importante fator na avaliação da saúde de uma pessoa. Assim, a concentração de , quando não é medida diretamente, é calculada como sendo 50% da concentração de . No entanto, há duas situações clínicas em que esse cálculo não pode ser usado com exatidão: (i) quando a concentração de proteína sérica é anormal e (ii) quando a pessoa apresenta uma perturbação no equilíbrio ácido-base sanguíneo. Justifique, no campo de resposta, por que o não pode ser calculado a partir do em cada uma das situações levando em conta o conceito de equilíbrio químico.
Dado: + total = livre + ligado a proteínas + ligado a ânions.
a) Hipocalcemia (nível de íons cálcio abaixo do normal).
Todos os mecanismos mencionados têm como objetivo elevar a concentração de cálcio no sangue como: aumento do fluxo de cálcio do osso para a circulação sanguínea, redução da excreção renal de cálcio e aumento da absorção de cálcio pelo intestino. Portanto, esses mecanismos são ativados quando os níveis de íons cálcio estão abaixo do valor considerado normal.
b)
i) Quando a concentração de proteína sérica é anormal, a fração de ligado a essas proteínas também se desvia do esperado. Como consequência, a concentração de livre se modifica. O esquema do equilíbrio a seguir ilustra o processo de ligação do livre nas proteínas:
Caso aumente ou diminua a [Proteínas], haverá um deslocamento desse equilíbrio para a direita ou para a esquerda, aumentando ou diminuindo a [Ca2+ livre]. Isso torna impreciso o cálculo de que a [Ca2+ livre] corresponde à metade (50%) da [Ca2+ total].
ii) Quando a pessoa apresenta uma perturbação no equilíbrio ácido-base sanguíneo (acidose ou alcalose), haverá uma diminuição ou aumento do pH sanguíneo. Desse modo a concentração de ânions é alterada e pode interferir na concentração de livre. O esquema do equilíbrio a seguir ilustra o processo de ligação do Ca2+ livre nos ânions (lactato, fosfato entre outros).
1ª Possibilidade.
Quando ocorre uma diminuição do pH, a acidez sanguínea aumenta, levando à protonação dos ânions. Isso reduz a concentração de ânions livres e desloca o equilíbrio para a esquerda, o que favorece o aumento da [Ca2+ livre].

2ª Possibilidade.
Quando ocorre um aumento do pH, a acidez sanguínea diminui, levando à desprotonação dos ácidos fracos formados pelos ânions. Isso aumenta a concentração de ânions livres e desloca o equilíbrio acima para a direita, diminuindo a [Ca2+ livre].

Em ambos os casos, haverá um deslocamento desse equilíbrio para a direita ou para a esquerda, aumentando ou diminuindo a [Ca2+ livre] o que também torna impreciso o cálculo da [Ca2+ livre] corresponder a metade (50%) da [Ca2+ total].
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!