Dissertativa 14 - 2ª Fase - Dia 2 - Unicamp 2026

Gabarito

Questão 14

Dissertativa
14

As Terras Raras são compostas por um grupo de 17 elementos químicos essenciais para ao avanço da indústria de produtos de alta tecnologia. A exploração desses recursos minerais exerce o papel que, no passado, foi desempenhado pelo carvão mineral, petróleo e pelos minerais utilizados para a produção de ligas metálicas nas Revoluções Industriais. Os mapas a seguir apresentam os 10 países com as maiores reservas de Terras Raras do mundo, bem como os 10 primeiros países em exploração em toneladas de minas de desses recursos em 2024.

a) Aponte dois fatores que posicionam as Terras Raras como recursos naturais estratégicos para novas tensões geopolíticas. Indique dois setores da nova indústria de produtos de alta tecnologia que têm as Terras Raras como insumo fundamental.

b) Considerando o Desenvolvimento Geograficamente Desigual para retratar a cadeia produtiva vinculada às Terras Raras, aponte dois aspectos relativos à posição tanto da China quanto dos Estados Unidos, bem como dois aspectos referentes à posição tanto do Brasil quanto da Tanzânia.

Resolução:

a) Os minerais de Terras Raras são considerados estratégicos e fontes de tensões geopolíticas porque são essenciais para o desenvolvimento de diversos o setores da alta tecnologia, o que provoca um quadro de dependência entre essas empresas de inovação e os países produtores. É também fator de tensão o desequilíbrio entre a produção chinesa de Terras Raras, disparada líder mundial de extração destes minérios, e os demais países do mundo, sobretudo, os Estados Unidos que correm atrás de novas reservas de Terras Raras pelo mundo. Os setores da nova indústria que dependem das Terras Raras como insumo são os de telecomunicações, tanto fabricação de peças, baterias e telas, militares e energia (painéis solares, aerogeradores e carros elétricos).

b) Embora sejam denominados Terras Raras, esses minerais não são necessariamente raros, mas muito complexos para serem obtidos e separados dos demais minérios na natureza. A China, além de deter enormes reservas naturais, está bastante avançada no domínio dos processos de extração, por isso lidera com ampla vantagem a produção das Terras Raras, que alimenta a cadeia produtiva industrial chinesa que se beneficia de um recurso abundante e barato. Os EUA possuem reservas menores, não estão tão avançados no processo de obtenção, por isso são dependentes das Terras Raras “made in China”, causando dependência externa de um concorrente geopolítico para abastecer a sua produção industrial. Brasil e Tanzânia, apesar de deterem grandes reservas de Terras Raras, não tem o conhecimento para a sua obtenção, por isso a produção é praticamente nula. A Tanzânia não possui grandes empresas de alta tecnologia, o que limita o consumo e não gera necessidade de importação de Terras Raras. O Brasil possui um reduzido desenvolvimento do setor de alta tecnologia, que faz com que o Brasil importe muito pouco destes minérios. As Terras Raras podem ser utilizadas como baliza de desenvolvimento de um país: quanto maior a demanda destes minérios, mais avançado na corrida global da alta tecnologia; não é o caso nem do Brasil, nem da Tanzânia.

14

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!