Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Para monitorar a presença de certa praga em uma lavoura de café ao longo dos 12 meses de um ano, os agrônomos modelaram a função quadrática f(x), dada por em que x varia de 1 até 12.
Nessa função, f(x) indica a porcentagem da lavoura que possui a presença da praga e x indica o mês do ano em que foi feito o monitoramento da área, sendo x = 1 o início do mês de janeiro, x = 2 o início do mês de fevereiro, e assim sucessivamente até x = 12, que representa o início do mês de dezembro. Por exemplo, como , sabe-se que a praga estava disseminada por cerca de 21,2% da lavoura no início de fevereiro.
Avaliando-se o comportamento dessa função no intervalo em que , a menor porcentagem da lavoura que esteve livre da praga foi de
20% e ocorreu no início do mês de agosto.
0% e ocorreu no início do mês de janeiro.
40% e ocorreu no meio do mês de julho.
50% e ocorreu no final do mês de julho.
80% e ocorreu no início do mês de agosto.
Como o gráfico de f(x) é uma parábola com concavidade para baixo, deve-se calcular a abscissa (Xv) do vértice para encontrar o mês de maior disseminação da praga na lavoura. Logo, tem-se:
Assim,
.
Logo, no início de agosto, sabe-se que a praga estava disseminada por 80% da lavoura.
Portanto, apenas 20% da lavoura estava livre da praga.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!