Questão 40 - 1ª Fase - Unesp 2026

Gabarito

Questão 40

Objetiva
40

     A norma oficial ditava que a mulher devia ser resguardada em casa, ocupando-se dos afazeres domésticos, enquanto os homens asseguravam o sustento da família trabalhando no espaço da rua. Longe de retratar a realidade, tratava-se de um estereótipo calcado nos valores da elite colonial [...]. Com a industrialização, [as mulheres] chegaram, junto com as crianças, a compor mais da metade da força de trabalho em certas indústrias, notadamente nas de tecidos. As estatísticas sobre o Rio Grande do Sul em 1900 mostram que cerca de 42% da população economicamente ativa era feminina [...]. No censo de 1920 [...], ainda 49,4% da população economicamente ativa (PEA) do estado e 50,8% da PEA em Porto Alegre constavam como feminina. Na indústria, as mulheres ocupavam 28,4% das vagas no estado, e 29,95% na capital.

(Cláudia Fonseca. “Ser mulher, mãe e pobre”. In: Mary Del Priore (org.). História das mulheres no Brasil, 2015.)

Os dados apresentados no excerto mostram que

Alternativas

  1. A

    os papéis dos gêneros no Brasil, da passagem do século XIX para o XX, reproduziam padrões de comportamento de origem europeia, impostos ao Brasil durante o Período Republicano.

  2. B

    havia uma contradição entre a participação das populações masculina e feminina no mercado de trabalho e as convenções sociais predominantes no Brasil das décadas iniciais do século XX.

  3. C

    existia um contraste entre as leis trabalhistas que proibiam a presença feminina nas indústrias e as necessidades das famílias pobres que precisavam dos rendimentos das mulheres trabalhadoras.

  4. D

    a industrialização transformou o mercado de trabalho brasileiro do início do Período Republicano e alterou radicalmente a percepção acerca do papel e do lugar das mulheres na sociedade.

  5. E

    predominava o emprego de mão de obra feminina na indústria têxtil brasileira do princípio do século XX, devido à maior especialização e facilidade das mulheres no manejo de tecidos.

Gabarito:
    B

O excerto demonstra que, apesar das convenções sociais do início do século XX, que determinavam o papel da mulher como doméstico e afastado das atividades laborais – associando o trabalho aos homens –, a realidade era de intensa ocupação feminina nos postos de trabalho do país e de larga utilização de mão de obra das mulheres nas fábricas.

40

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!