Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas


O edifício Mjøstårnet, que fica em Brumunddal, Noruega, é uma das maiores construções em madeira do mundo, com 85,4 metros de altura.
O conceito de madeira engenheirada engloba cerca de 20 produtos estruturais confeccionados industrialmente. São painéis de diferentes tamanhos, blocos, vigas, lâminas para revestimentos de pisos e paredes, dentre outros. Além disso, há cerca de uma dezena de sistemas construtivos com madeira engenheirada, que podem ser utilizados de forma isolada, combinados ou mesmo de forma híbrida — incorporando aço e concreto às construções em madeira. Essa versatilidade permite a construção desde casas simples até obras grandes e complexas, como prédios, anfiteatros, museus, equipamentos esportivos, terminais de ônibus, pontes e outras grandes estruturas.
(Diego Braga Norte. https://jornal.unesp.br, 14.05.2025.)
Considerando que a construção civil é um dos setores com destaque nas emissões globais de gases causadores de efeito estufa, um benefício que o uso de madeira engenheirada nas edificações promove é
o sequestro de carbono durante o crescimento do vegetal.
a eliminação de combustíveis fósseis na cadeia produtiva do setor.
a criação do estoque de oxigênio nas construções em ambiente urbano.
a absorção de metano pela madeira mesmo após seu beneficiamento.
o incremento da evapotranspiração nas ilhas de calor.
O uso da madeira engenheirada na construção civil traz um importante benefício ambiental: ajuda a reduzir a quantidade de gás carbônico () na atmosfera. Durante o seu crescimento, as árvores realizam fotossíntese, processo em que absorvem do ar e o transformam em matéria orgânica, ou seja, o carbono fica armazenado no tronco, nas folhas e nas raízes. Quando essa madeira é usada como material de construção, o carbono continua “preso” dentro da estrutura do prédio, sem voltar para a atmosfera. Assim, a madeira atua como um estoque de carbono, ajudando a diminuir os impactos do aquecimento global.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!