Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

A auxina é um hormônio vegetal que atua no controle do desenvolvimento e do crescimento das plantas, estimulando a divisão e a expansão celular. No final do século XIX, observaram-se respostas de fotomorfogênese no ápice de mudas de gramíneas que se curvavam no sentido da luz em resposta à iluminação lateral, fenômeno conhecido no geral como fototropismo positivo.

Nessa situação, a absorção da luz é feita por proteínas denominadas fototropinas, que são fotorreceptores de luz azul do espectro eletromagnético visível. Esses fotorreceptores regulam o transporte da auxina, fazendo com que esse hormônio concentre-se em maior quantidade em determinadas regiões da planta. Com isso, ocorre a distensão celular, o que resulta na curvatura da planta.
De acordo com as informações do texto e da figura, e considerando apenas o espectro eletromagnético da luz visível, tem-se que as fototropinas são mais sensíveis às ondas de
menores comprimentos de onda, cujas ações resultam na maior concentração de auxina no lado sombreado da planta.
maiores frequências, cujas ações resultam na maior concentração de auxina no lado iluminado da planta.
menores frequências, cujas ações resultam na maior concentração de auxina no lado iluminado da planta.
maiores comprimentos de onda, cujas ações resultam na maior concentração de auxina no lado sombreado da planta.
maiores frequências, cujas ações resultam em uma mesma distribuição de auxina nos lados sombreado e iluminado da planta.
As fototropinas são sensíveis à luz azul, que tem como características alta frequência e baixo comprimento de onda no espectro do visível. A partir dessa informação, é possível descartar as alternativas C e D.
Além disso, a figura mostra que, quando a muda é exposta à luz horizontalmente (figura da direita), o lado sombreado se distende, implicando uma maior concentração de auxina, que promove a distenção celular. A única alternativa que resta é a A, que associa as fototropinas à sensibilidade aos menores comprimentos de ondas e à maior concentração de auxina no lado sombreado.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!