Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Na década de 1940, os Estados Unidos da América tinham especial interesse pela borracha brasileira. Ciente disso, o governo brasileiro firma um acordo com os estadunidenses: eles investem no Brasil e o governo brasileiro se encarrega de arregimentar nova mão de obra nos seringais, a fim de extrair o látex, matéria-prima na fabricação da borracha.
(https://imazon.org.br. Adaptado.)
Ao se referir a uma negociação entre o Brasil e os Estados Unidos, relativa à extração do látex, o excerto evidencia que
a extração do látex no Brasil cresceu durante o Estado Novo para atender às necessidades dos Estados Unidos. O látex é um líquido leitoso produzido por células laticíferas e apresenta compostos orgânicos que protegem a planta contra o ataque de herbívoros.
a borracha exportada para os Estados Unidos promoveu forte crescimento econômico brasileiro no governo Juscelino Kubitschek. O látex é a seiva bruta composta por água e substâncias inorgânicas retiradas do solo pelas raízes e transportada pelos vasos xilemáticos.
o Brasil consolidou durante o governo de Juscelino Kubitschek sua condição de maior exportador mundial de borracha. O látex é uma secreção leitosa orgânica produzida pelas células meristemáticas formadoras dos vasos condutores presentes no súber que reveste o tronco da planta.
o extrativismo do látex durante o Estado Novo reduziu os investimentos governamentais na produção agrícola e industrial brasileira. O látex é um composto orgânico, fluido, esbranquiçado e produzido no parênquima amilífero localizado abaixo da casca do caule.
a floresta tropical brasileira foi devastada durante o Estado Novo para permitir a exploração do látex e das drogas do sertão. O látex é a seiva elaborada composta por água e moléculas orgânicas resultantes da fotossíntese e transportada pelos vasos floemáticos.
Na década de 1940, o Brasil estabeleceu acordo com os países aliados (em específico com os Estados Unidos) durante a Segunda Guerra Mundial para o fornecimento de borracha (segundo ciclo da borracha). Nesse período, o país estava sob o regime do Estado Novo (1937-1945) de Getúlio Vargas.
O látex, que é a matéria-prima para a produção da borracha, é extraído da seringueira (Hevea brasiliensis). É formado por um líquido esbranquiçado e pegajoso, produzido por laticíferos, células localizadas na casca, e tem por funções a proteção contra a herbivoria e a cicatrização.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!