Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Examine a charge do cartunista Adão Iturrusgarai.

(https://umbrasil.com)
A charge ironiza
o cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade, revelador do grau de concentração de renda entre as pessoas de um país.
o neocolonialismo como expressão de dominação econômica, sujeitando países agroexportadores à importação de bens industrializados.
a desigual Divisão Internacional do Trabalho, enfatizando a especialização produtiva dos países por meio do valor agregado dos produtos.
a ordem mundial bipolar entre distintos modelos de produção, reforçando desigualdades entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.
o monopólio industrial como indutor de novos mercados, condição para que países subdesenvolvidos tenham acesso a bens de consumo duráveis.
Ao comparar os países que vendem produtos primários, como minérios e grãos, aos países que produzem chips, a imagem está evocando a atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT), em que cada país se especializa em um determinado setor produtivo dentro do sistema econômico mundial, com os países centrais voltados para a produção de tecnologia (chips), enquanto os periféricos, em grande parte, permanecem como fornecedores de matérias-primas e produtos de baixo valor agregado, como a soja e os minérios. Tal divisão reforça a dependência tecnológica dos países em desenvolvimento (periféricos) e a sujeição deles aos interesses internacionais, forçando-os a produzir grandes quantidades de recursos para que possam equilibrar sua balança comercial ao adquirir os bens de países desenvolvidos (centrais).
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!