Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Texto 1
O uso de inteligência artificial (IA) para tarefas simples e complexas está se tornando cada vez mais comum, mas você já se perguntou se dizer “por favor” e “obrigado” a uma
IA afeta a resposta que ela dará? Estudos da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, revelaram que a resposta da IA variava dependendo se a pessoa era gentil ou não. “A linguagem educada na comunicação humana frequentemente gera maior conformidade e eficácia, enquanto a grosseria pode causar aversão, o que afeta a qualidade da resposta”, afirmou o estudo.
(https://oglobo.globo.com, 18.04.2025. Adaptado.)
Texto 2
Dizer “obrigada” e “por favor” para o ChatGPT pode aumentar ainda mais os custos de seu funcionamento. A empresa criadora do chatbot, OpenAI, gasta até US$ 700 mil por dia para manter o ChatGPT ativo, e cada resposta consome mais do que só eletricidade: há água, dados e bilhões em jogo. Destacam-se não apenas os custos financeiros, mas também o impacto ambiental dos modelos de inteligência artificial mais avançada do mundo. Modelos como o GPT-4 demandam uma grande infraestrutura computacional para entregar respostas em segundos.
(Tamires Vitorio. https://exame.com, 19.04.2025. Adaptado.)
Os textos 1 e 2 demonstram que as novas dinâmicas da relação entre indivíduo e tecnologia expressam a
negação dos impactos materiais da inteligência artificial, reduzindo a experiência dos usuários a um diálogo ético fictício.
emancipação da racionalidade técnica frente às fragilidades ecológicas, direcionada à autonomia dos sistemas artificiais.
assimilação acrítica da inteligência artificial pelos usuários, obscurecendo as implicações éticas e existenciais dessa tecnologia.
neutralidade ética da linguagem digital, reduzida a mero meio funcional entre usuários e algoritmos.
ideia de evolução moral das interações humanas, projetada no digital sem impactos sobre a realidade concreta.
Os textos abordam questões relacionadas aos usos e efeitos da Inteligência Artificial na contemporaneidade. Essas questões suscitam a necessidade de reflexão sobre o uso responsável e ético dessa tecnologia, porém, quando utilizada de forma acrítica no que tange às suas consequências, pode-se incorrer em problemáticas sociais e existenciais. Tais problemáticas são reveladas no Texto 1, quando destaca que o emprego de termos como “por favor” e “obrigado” proporcionam respostas mais assertivas, assim como no Texto 2, que revela que essas práticas de gentileza e cordialidade podem desencadear mais custos operacionais, apesar dos benefícios obtidos. Assim sendo, é necessário refletir sobre as implicações éticas e sociais presentes no uso da Inteligência Artificial na sociedade contemporânea visando mitigar possíveis efeitos deletérios que são eclipsados pelas dinâmicas digitais.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!