Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Leia o excerto para responder às questões 33 e 34.
Os africanos não foram somente os pioneiros da metalurgia de ferro no Brasil. Desde muito acostumados à cata do ouro [...] trouxeram com eles as técnicas da bateia e de escavação de minas. Alguns eram bons ourives, que criavam, na África, joias de grande beleza, como as dos axantes, e passaram a fazê-las no Brasil. [...]
Aos africanos deve-se também que se tenha produzido, sobretudo nas grandes propriedades rurais, e ao arrepio das proibições régias, tecidos para uso dos escravos, em teares extremamente simples, horizontais ou verticais [...].
[...] as crianças ouviam os relatos fantásticos de diferentes nações africanas, cujos personagens e enredos se mesclavam entre si e com os ameríndios e europeus, de tal modo que se tornava difícil separar o Curupira dos tupis do moatia dos axantes, pois ambos, do tamanho de anões, tinham os pés virados para trás e eram os senhores dos animais selvagens. Vindos da África, bichos-papões, jogos e brinquedos desembarcaram no Brasil. E lembranças de desfiles de reis, com seus enormes guarda-sóis coloridos, que reproduziram, no Brasil, nos maracatus, congadas e reisados.
(Alberto da Costa e Silva. A África e os africanos na história e nos mitos, 2021.)
Considerando o excerto, a contribuição econômica dos escravizados africanos para o aumento da acumulação de capitais na metrópole portuguesa também derivou
da prática habitual do uso do trabalho de escravizados na Europa.
dos conhecimentos produtivos aportados à colônia pelos africanos.
do monopólio do Estado português no comércio de escravizados.
da convivência e do aprendizado dos africanos com os indígenas da América.
da preservação do patrimônio cultural africano pelos missionários cristãos.
Segundo o excerto, a contribuição econômica dos escravizados africanos para a acumulação de capitais na metrópole portuguesa derivou dos inúmeros conhecimentos técnico-científicos trazidos por eles da África para a América, principalmente na exploração do ouro na região das minas, com a introdução das técnicas da bateia e da escavação, em consonância com o que afirma a alternativa B.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!