Questão 1 - 1ª Fase - Unesp 2026

Gabarito

Questão 1

Objetiva
1

Para responder às questões de 01 a 05, leia um trecho do romance ilustrado As aventuras de Nhô Quim: ou impressões de uma viagem à Corte, de Angelo Agostini (1843-1910) e Cândido Aragonez de Faria (1849-1911), publicado originalmente entre 30 de janeiro de 1869 e 12 de outubro de 1872. O Dia do Quadrinho Nacional é celebrado em 30 de janeiro em razão justamente da data de publicação do primeiro capítulo desse romance ilustrado.
     Nhô¹ Quim, jovem de vinte anos, filho único de gente rica porém honrada, namorara-se de sinhá Rosa, moça virtuosa, mas que... de louça nem um pires. O velho Quim, tendo só em vista a felicidade do pequeno, entende que mulher sem dinheiro é asneira; e por isso em lugar de mandar o filho plantar batatas, (o que seria muito proveitoso na roça), resolve-o a dar um passeio à Corte para distraí-lo.

(Angelo Agostini e Cândido Aragonez de Faria. As aventuras do Nhô
Quim: ou impressões de uma viagem à Corte, 2024. Adaptado.)

¹nhô: tratamento reverente dispensado originalmente aos brancos, especialmente aos patrões ou proprietários, pelos escravizados.
²ruço: pelo castanho-claro.
³selim: sela para montaria.
⁴ratão: indivíduo excêntrico, extravagante.
⁵caiporismo: estado, condição ou qualidade de quem é caipora, infeliz ou azarado em tudo ou quase tudo que faz ou que lhe sucede.

Depreende-se do início do romance ilustrado que a viagem de Nhô Quim à Corte se deve

Alternativas

  1. A

    ao seu receio de ter que se casar com uma mulher de índole duvidosa.

  2. B

    à sua falta de habilidade com as atividades agrícolas.

  3. C

    à sua falta de interesse pelos negócios do pai na roça.

  4. D

    à sua desconfiança de que a namorada estaria interessada apenas em ascender socialmente.

  5. E

    ao seu envolvimento com uma mulher pertencente a um estrato social inferior.

Gabarito:
    E

Do início do romance ilustrado depreende-se que Nhô Quim, homem rico, viaja porque seu pai não quer que ele se case com uma mulher pobre. Isto pode ser visto no trecho “O velho Quim, tendo só em vista a felicidade do pequeno, entende que mulher sem dinheiro é asneira; e por isso em lugar de mandar o filho plantar batatas, (o que seria muito proveitoso na roça), resolve-o a dar um passeio à Corte para distraí-lo”. Em outros termos, ele é enviado ao Rio de Janeiro para que fique longe da mulher de que gosta.

1

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!