Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Os movimentos sociais em rede, como todos os movimentos sociais da história, trazem a marca de sua sociedade. São amplamente constituídos de indivíduos que convivem confortavelmente com as tecnologias digitais no mundo híbrido da realidade virtual. Seus valores, objetivos e estilo organizacional referem-se diretamente à cultura da autonomia que caracteriza as novas gerações de um novo século. Não poderiam existir sem a internet. Mas seu significado é muito mais profundo. Eles são talhados para o papel de agentes da mudança na sociedade em rede, num contraste agudo com as instituições políticas obsoletas herdadas de uma estrutura social historicamente superada.
(Manuel Castells. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet, 2013.)
O tipo de movimento social caracterizado no excerto é exemplificado
na invasão russa da Ucrânia, que se concentrou na desmontagem das bases de comunicação digital ucranianas.
nos ataques do Hamas, que capturou pessoas em meio a um festival de música e impediu que elas se comunicassem com parentes.
na recente lei brasileira que proibiu o uso de celulares por estudantes nas escolas de educação básica e ensino superior.
no Occupy Wall Street, que reuniu investidores do mercado financeiro numa campanha de arrecadação de fundos pela internet.
na Primavera Árabe, que ocorreu em diversos países e recorreu à circulação ágil de mensagens por redes sociais.
O texto apresentado, de Manuel Castells, descreve movimentos sociais da era digital, formados por indivíduos que convivem com tecnologias digitais, utilizam a internet como ferramenta central de organização e atuam como agentes de mudança, contrastando com instituições políticas tradicionais. Nos últimos anos, o principal exemplo dessa situação foi a Primavera Árabe, conjunto de manifestações ocorridas em diversos países do Oriente Médio e Norte da África, caracterizadas pela insatisfação popular diante de um cenário permeado por governos autoritários de longa data e por desigualdades econômicas. Nesse contexto, as redes sociais e a comunicação digital ágil foram decisivas para mobilizar protestos e manifestações, promovendo transformações políticas significativas.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!