Questão 60 - 1ª Fase - Unesp 2026

Gabarito

Questão 60

Objetiva
60

Leia o trecho de uma entrevista concedida por Tarcízio Silva, autor do livro Racismo Algorítmico: mídia, inteligência artificial e discriminação nas redes digitais.

Quais os impactos do racismo algorítmico, principalmente em relação a minorias raciais no Brasil e no mundo?

      — As tecnologias digitais possuem dualidades que podem pender para a opressão em sociedades marcadas pelas desigualdades. Manifestações mais individualizadas do racismo algorítmico podem acontecer em quase todas as esferas da vida e são cada vez mais mediadas por tecnologias digitais como plataformas, aplicativos e sistemas de classificação e ranqueamento. Assim, a mediação algorítmica de decisões em áreas como serviços públicos, liberdade de expressão, trabalho, remuneração, segurança e até
acesso à saúde pode aumentar as disparidades já conhecidas socialmente.

Seria o racismo algorítmico apenas uma consequência do racismo estrutural?

      — O racismo algorítmico é uma espécie de atualização do racismo estrutural. Nesse contexto, o desenvolvimento de tecnologias algorítmicas se alimenta do histórico social para oferecer uma pretensa inteligência artificial, ou seja, que, na verdade, é comprometida com o patriarcado e o colonialismo. Essa desinteligência artificial atualiza opressões como o racismo estrutural.

(Daiane Batista. “Tarcízio Silva: ‘O racismo algorítmico é uma espécie de atualização do racismo estrutural’”. https://cee.fiocruz.br, 30.03.2023. Adaptado.)

Com base nas respostas de Tarcízio Silva, compreender o racismo algorítmico como uma forma atualizada de racismo estrutural implica reconhecer que

Alternativas

  1. A

    a falta de domínio técnico sobre algoritmos justifica efeitos desiguais.

  2. B

    os dados imparciais podem corrigir desigualdades históricas.

  3. C

    os vieses algorítmicos são falhas técnicas facilmente ajustáveis.

  4. D

    o avanço tecnológico auxilia na superação dos conflitos sociais.

  5. E

    as estruturas de dominação são preservadas sob aparência neutra.

Gabarito:
    E

As respostas do pesquisador Tarcízio Silva a respeito das relações entre inteligência artificial e as diversas formas de preconceitos e opressões na atualidade desvelam a problemática denominada "racismo algorítmico". Ele é autor do livro Racismo algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais, lançado em 2022, obra na qual indica que, no mundo virtual, em especial nas redes sociais, as estruturas de dominação são preservadas sob a aparência de neutralidade. Segundo o autor, a questão do racismo algorítmico demonstra uma nova faceta do racismo estrutural vigente na sociedade brasileira. Ou seja, a chaga do racismo brasileiro foi expandida para os espaços virtuais e, a despeito de uma pretensa e ilusória neutralidade tecnológica dos algoritmos que organizam as relações digitais, demonstra-se o recrudescimento desse problema social e estrutural sob novas dimensões.

60

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!