Questão 45 - 1ª Fase - Unesp 2026

Gabarito

Questão 45

Objetiva
45

Leia a transcrição de uma reportagem publicada no canal “Jornalismo TV Cultura”, no YouTube.

     Uma prática que movimenta cinco milhões de reais por mês em todo o país: os bancos comunitários, regulamentados pelo Banco Central, que funcionam principalmente em pequenas comunidades. Um exemplo dessa prática ocorre no Açougue do Silvestre, na Zona Sul de São Paulo, que aceita várias formas de pagamento. “Pode pagar com dinheiro real, com moeda Sampaio ou com cartões”. Não, você não ouviu errado, aqui se aceita o Sampaio, uma moeda social. Ela foi criada no bairro Jardim Maria Sampaio e só pode ser usada por aqui. “Para o comerciante, troca um por um. Dá um real, recebe um Sampaio. Dá um Sampaio, recebe um real. Então, para a gente, é dinheiro vivo. Mesma coisa do que fosse o real”, diz o dono do açougue.

(www.youtube.com, 03.08.2024. Adaptado.)

A alternativa ao uso do real para pagamentos, apresentada na reportagem, demonstra uma estratégia de 

Alternativas

  1. A

    problematização da reprodução do capital, já que, emitindo sua própria moeda, as instituições financeiras adotam políticas socialistas de mercado.

  2. B

    fomento ao comércio local, já que, mantendo a paridade com o real, a moeda social estimula a circulação da economia entre os moradores do próprio bairro.

  3. C

    resistência ao sistema bancário privado, considerando que, ao se desvincular da moeda corrente no país, as pessoas passam a controlar a economia.

  4. D

    incentivo ao consumo consciente, considerando que as pessoas, ao utilizarem moedas de menor circulação, enfrentam maior burocracia para comprar novos produtos.

  5. E

    rearranjo de centralidades financeiras, já que, ao emitir uma moeda própria, os bairros são obrigados a estabelecer novas instituições especulativas.

Gabarito:
    B

A reportagem sobre bancos comunitários e a moeda social “Sampaio” descreve uma estratégia econômica local que fortalece o comércio dentro de um bairro. A moeda social mantém paridade com o real e é aceita por comerciantes locais, funcionando como mecanismo de circulação econômica restrita à comunidade. Essa prática demonstra o fomento ao comércio local, pois incentiva que os recursos financeiros permaneçam circulando entre os moradores e comerciantes, fortalecendo a economia do bairro sem desvinculação ideológica do sistema financeiro.

45

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!