Questão 2 - 1ª Fase - Unesp 2026

Gabarito

Questão 2

Objetiva
2

Para responder às questões de 01 a 05, leia um trecho do romance ilustrado As aventuras de Nhô Quim: ou impressões de uma viagem à Corte, de Angelo Agostini (1843-1910) e Cândido Aragonez de Faria (1849-1911), publicado originalmente entre 30 de janeiro de 1869 e 12 de outubro de 1872. O Dia do Quadrinho Nacional é celebrado em 30 de janeiro em razão justamente da data de publicação do primeiro capítulo desse romance ilustrado.
     Nhô¹ Quim, jovem de vinte anos, filho único de gente rica porém honrada, namorara-se de sinhá Rosa, moça virtuosa, mas que... de louça nem um pires. O velho Quim, tendo só em vista a felicidade do pequeno, entende que mulher sem dinheiro é asneira; e por isso em lugar de mandar o filho plantar batatas, (o que seria muito proveitoso na roça), resolve-o a dar um passeio à Corte para distraí-lo.

(Angelo Agostini e Cândido Aragonez de Faria. As aventuras do Nhô
Quim: ou impressões de uma viagem à Corte, 2024. Adaptado.)

¹nhô: tratamento reverente dispensado originalmente aos brancos, especialmente aos patrões ou proprietários, pelos escravizados.
²ruço: pelo castanho-claro.
³selim: sela para montaria.
⁴ratão: indivíduo excêntrico, extravagante.
⁵caiporismo: estado, condição ou qualidade de quem é caipora, infeliz ou azarado em tudo ou quase tudo que faz ou que lhe sucede.

Com finalidade humorística, o narrador explora abertamente a contraposição do sentido figurado e do sentido literal de uma expressão no trecho:

Alternativas

  1. A

    "por isso em lugar de mandar o filho plantar batatas, (o que seria muito proveitoso na roça), resolve-o a dar um passeio à Corte para distraí-lo".

  2. B

    "oferecendo um pedaço de queijo de Minas, que traz bem guardadinho na bota, e que pelo aroma parece queijo suíço".

  3. C

    "Logo que sofre o primeiro encontrão, Nhô Quim acha que esta gente da Corte é bem malcriada e que nem sequer pede licença para passar".

  4. D

    "Nhô Quim, jovem de vinte anos, filho único de gente rica porém honrada, namorara-se de sinhá Rosa, moça virtuosa, mas que... de louça nem um pires".

  5. E

    "Pelo sim pelo não o nosso homem benze-se três vezes antes de entrar no trem".

Gabarito:
    A

A fim de obter humor, o narrador explora o duplo sentido da expressão idiomática “plantar batatas”. Na leitura literal, o pai poderia pedir ao filho para plantar batatas na roça, possivelmente a fim de esquecer a amada. Na leitura figurada, o pai enviaria o filho “às favas”, isto é, o mandaria fazer algo útil, deixando de pensar em um casamento que não é aprovado pela figura paterna.

2

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!