Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Na figura, quando Júpiter está na posição e a Terra está na posição , diz-se que Júpiter está em oposição. A partir desse instante, os planetas se deslocam e a Terra, por ter velocidade angular maior do que Júpiter, completa uma volta em torno do Sol em um intervalo de tempo menor, situação em que os planetas se encontram nas posições representadas por e . Decorrido mais algum tempo, os planetas atingem as posições representadas por e , e Júpiter volta a ficar em oposição.

(https://vikdhillon.staff.shef.ac.uk. Adaptado.)
Sabe-se que o intervalo de tempo entre duas oposições consecutivas de Júpiter é de aproximadamente 400 dias terrestres. Considerando que o ano terrestre tenha 360 dias e que os planetas giram ao redor do Sol em movimento circular uniforme em um mesmo plano, o ângulo θ, indicado na figura, vale:
Sabendo que o período da Terra é de 360 dias e que o intervalo de tempo entre duas posições consecutivas (período sinódico) é de 400 dias, tem-se:
Cálculo da velocidade angular da Terra:
Em 400 dias, a Terra varre o ângulo :
Entre duas oposições consecutivas, Terra e Júpiter devem voltar a ficar alinhados, isto é, a diferença entre os ângulos percorridos pelos dois deve ser exatamente :
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!