Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

As endomembranas celulares são compostas por fosfolipídios que podem ser alocados entre as organelas: retículo endoplasmático agranular, retículo endoplasmático granular, lisossomo e complexo golgiense. A figura mostra as possíveis vias de transporte de fosfolipídios entre essas organelas.

Na figura, as letras X, Y, Z e K correspondem, respectivamente, às organelas
complexo golgiense, retículo endoplasmático agranular, retículo endoplasmático granular e lisossomo.
retículo endoplasmático granular, retículo endoplasmático agranular, complexo golgiense e lisossomo.
retículo endoplasmático agranular, complexo golgiense, lisossomo e retículo endoplasmático granular.
complexo golgiense, retículo endoplasmático agranular, lisossomo e retículo endoplasmático granular.
retículo endoplasmático agranular, complexo golgiense, retículo endoplasmático granular e lisossomo.
A organela Y deve representar o complexo golgiense, pois é a única estrutura capaz de receber vesículas provenientes de múltiplas organelas. No esquema, tanto X como K enviam fosfolipídios para Y, compatível com os dois tipos de retículo endoplasmático (liso e rugoso), que encaminham vesículas ao Golgi no sistema de endomembranas. Já Z recebe vesículas apenas de Y, característica típica dos lisossomos, que são formados a partir do complexo de Golgi. Assim, a associação que melhor representa as organelas indicadas pela figura é: retículo endoplasmático agranular (X), complexo golgiense (Y), lisossomo (Z) e retículo endoplasmático granular (K).
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!