Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Os corais de Alcatrazes capturam por ano carbono equivalente à queima de 324 mil litros de gasolina. Uma única espécie presente no arquipélago do litoral de São Paulo, o coral-cérebro, produz cerca de 170 toneladas de carbonato de cálcio anualmente, o que representa uma retenção de aproximadamente 20 toneladas de carbono na forma mineral, que pode durar séculos ou milênios.
(https://agencia.fapesp.br)
Outros invertebrados que, assim como os corais de Alcatrazes, retêm quantidades expressivas de carbono são
as anêmonas e as bolachas-do-mar.
as ostras e os ouriços-do-mar.
as esponjas-do-mar e as lesmas marinhas.
as lagostas e os polvos.
as águas-vivas e os caranguejos.
Os corais conseguem reter grandes quantidades de carbono porque produzem carbonato de cálcio (CaCO₃) para formar seus esqueletos, aprisionando carbono na forma mineral por séculos ou milênios.
A questão solicita outros invertebrados que também acumulam grandes quantidades de carbono na forma mineral, ou seja, que produzem estruturas rígidas feitas de carbonato de cálcio.
Entre os invertebrados, dois grandes grupos apresentam essa característica:
Esses organismos, assim como os corais, retêm carbono por longos períodos devido à mineralização de suas estruturas.
As demais alternativas contêm animais que não apresentam estruturas calcárias (anêmonas, lesmas, polvos, águas-vivas), ou possuem exoesqueletos de quitina, e não CaCO₃ diretamente (lagostas e caranguejos).
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!