Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

A síndrome de Leigh é reconhecida como a doença mitocondrial mais comum na infância. Ela pode ser causada por mutações tanto no DNA nuclear como no DNA mitocondrial e, assim, diferentes formas de heranças recessivas podem estar envolvidas: herança autossômica, herança ligada ao sexo ou herança mitocondrial.
(www.geneticanapratica.ufscar.br. Adaptado.)
Analise o heredograma em que os indivíduos representados por formas geométricas preenchidas apresentam síndrome de Leigh.

Os indivíduos 1 e 2 apresentam síndrome de Leigh porque adquiriram o gene mutante, respectivamente, por herança
mitocondrial e ligada ao sexo.
autossômica e mitocondrial.
ligada ao sexo e autossômica.
autossômica e ligada ao sexo.
ligada ao sexo e mitocondrial.
De acordo com o texto, a síndrome de Leigh pode estar relacionada a mutações que envolvem herança mitocondrial, autossômica ou ligada ao sexo (ligada ao cromossomo X), mas todas com padrão de manifestação recessiva.
No heredograma apresentado, deve-se desconsiderar a hipótese de herança mitocondrial, pois, se a pessoa 1 é afetada, a mãe também deveria ser afetada; do mesmo modo, se a pessoa 2 é afetada pela característica, todos os seus descendentes também deveriam ser portadores da síndrome.
A mulher representa por 1 é afetada, e seus pais não apresentam a característica, o que faz excluir a hipótese de herança ligada ao sexo (ligada ao X) recessiva, pois mulheres afetadas (XaXa) obrigatoriamente apresentam pai afetado (XaY); portanto, o indivíduo 1 apresenta a forma autossômica recessiva da síndrome (aa) e seus pais não são afetados, mas portadores do alelo (Aa).
Já o indivíduo 2 apresenta a forma da síndrome de Leigh ligada ao sexo (XaXa), pois apresenta um filho do sexo biológico masculino afetado pelo alelo (XaY) e uma filha não afetada (XAXa). É importante destacar que o cônjuge do indivíduo 2 apresenta a síndrome de Leigh relacionada aos cromossomos autossômicos (aa), sendo o alelo presente no seu cromossomo X não relacionado com a característica (XAY).
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!