Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

O gráfico mostra quantidade de mercúrio presente nos tecidos dos indivíduos de cinco espécies que compõem uma cadeia alimentar aquática.

De acordo com a análise do gráfico, nessa cadeia alimentar aquática, a espécie
Q é consumidora quaternária.
S ocupa o último nível trófico.
R ocupa o segundo nível trófico.
T é consumidora terciária.
P ocupa o primeiro nível trófico.
O gráfico mostra a quantidade de mercúrio nos tecidos de cinco espécies (P, Q, R, S e T) de uma cadeia alimentar aquática. Em cadeias alimentares, ocorre biomagnificação: quanto maior o nível trófico, maior a concentração de substâncias tóxicas (como o mercúrio) nos tecidos dos organismos.
Observando o gráfico, a espécie Q é a que apresenta maior concentração de mercúrio, o que indica que ela ocupa o último nível trófico, isto é, o maior nível de consumidor da cadeia. As demais espécies, com menores concentrações, ocupam níveis tróficos inferiores.
Segue uma análise sequencial aos níveis tróficos, com base no gráfico:
S < P < T < R < Q
Assim, a espécie que atua como consumidora de nível mais alto (que pode ser considerada consumidora quaternária, no topo da cadeia) é a espécie Q.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!