Questão 34 - Prova Medicina - FMABC 2026

Gabarito

Questão 34

Objetiva
34

   Com o avanço das tropas Aliadas e a derrota, agora vista como inevitável, do nazifascismo europeu, o Estado Novo, sobretudo no segundo semestre de 1944, dava mostras de esgotamento político. Estudantes, comunistas, liberais, empresários que enriqueceram sob a ditadura e coalizões de civis e militares, organizados em grupos de resistência, surgiram no cenário político.

(Jorge Ferreira. “A democratização de 1945 e o movimento queremista”. In: Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves Delgado. O tempo da experiência democrática: da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964, 2003.)

A mobilização nacional retratada no excerto embasava-se 

Alternativas

  1. A

    na crítica à manutenção de uma ditadura no Brasil em um contexto de luta contra regimes fascistas.

  2. B

    na busca por esferas de representação política no país durante um período de fracasso da democracia ocidental.

  3. C

    na liberdade política alcançada no Brasil a partir das reformas trabalhistas inspiradas na Europa.

  4. D

    no desejo de estabilidade política a partir da manutenção do regime constitucional no pós-Segunda Guerra.

  5. E

    no fracasso da política industrial brasileira inspirada no Estado de Bem-Estar Social do continente europeu.

Gabarito:
    A

O excerto fala das contradições e da crise do Estado Novo, regime ditatorial que entrou em vigor durante a Segunda Guerra Mundial contra o nazifascismo, fortalecendo, internamente, movimentos de oposição política e de luta pelo retorno da democracia. A própria legenda do excerto indica que havia, em 1945, um movimento de “democratização”, demonstrando o “esgotamento político” do Estado Novo, ditadura que, no contexto da Segunda Guerra Mundial, lutava contra o nazifascismo europeu. A entrada do Brasil na Segunda Guerra rompeu com a “neutralidade pragmática” de Vargas e demonstrou o êxito da “política de boa vizinhança”, em que Brasil e EUA se aproximaram; em troca da aliança militar, os EUA auxiliariam o Brasil no seu processo de industrialização.

Não houve um período de fracasso na democracia ocidental, mas justamente de vitória das democracias ocidentais contra os regimes nazifascistas. Não havia, por parte dos “grupos de resistência”, desejo por “manutenção do regime constitucional” do Estado Novo no pós-Segunda Guerra Mundial. Tampouco o Estado Novo fracassou na política industrial – o excerto, por fim, trata de uma dimensão política, e não econômica.

34

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!