Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Em Drosophila melanogaster, dois genes ligados determinam, respectivamente, a cor dos olhos da mosca e a forma das asas. Os olhos podem ser brancos ou vermelhos, e as asas podem ser normais ou vestigiais. Moscas duplo-heterozigóticas, com olhos vermelhos e asas normais, foram cruzadas com moscas duplo-recessivas de olhos brancos e asas vestigiais. A tabela mostra os resultados obtidos na descendência desses cruzamentos.

Os dados da tabela demonstram que a distância entre esses dois genes nos cromossomos equivale a
49 UR.
50 UR.
15 UR.
51 UR.
95 UR.
Quando há a análise de genes localizados em um mesmo cromossomo, há a formação de gametas parentais (aqueles que não sofreram recombinações de seus genes no processo de crossing over) e gametas recombinantes (que sofreram a permutação). O crossing over, ou permutação, é um processo que não ocorre sempre entre os mesmos cromossomos, portanto nem sempre há a formação de gametas recombinantes para determinados genes analisados; assim, a quantidade de gametas recombinantes é menor em relação aos gametas parentais.
Dos 1 000 (mil) descendentes gerados, 150 (70 moscas com olhos vermelhos e asas vestigiais, mais 80 moscas com olhos brancos e asas normais) foram formadas por gametas recombinantes, portanto a porcentagem de indivíduos recombinantes é 15%. A taxa de recombinação é diretamente relacionada a distância dos genes no cromossomo, assim, se há 15% de indivíduos recombinantes, a distância entre os genes no mesmo cromossomo é de 15 unidades de recombinação (UR).
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!