Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Tarifa Externa Comum (TEC) é um agrupamento de tarifas designadas para as importações que ocorrem entre os países membros de um determinado grupo. Ou seja, toda importação realizada por algum dos integrantes desse acordo está sujeita à incidência do mesmo Imposto de Importação estabelecido pela TEC.
(https://globoimport.com.br. Adaptado.)
São exemplos de blocos econômicos que compartilham a TEC:
Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e Associação Latino-Americana de Integração (Aladi).
Mercado Comum do Sul (Mercosul) e União Europeia (UE).
Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e Mercado Comum do Sul (Mercosul).
União Europeia (UE) e Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA).
Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) e Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA).
A Tarifa Externa Comum (TEC) é adotada apenas por blocos econômicos que funcionam como uniões aduaneiras, isto é, agrupamentos de países que, além de reduzirem tarifas internas, também aplicam a mesma tarifa para produtos importados de fora do bloco. Entre as alternativas apresentadas, apenas o Mercosul e a União Europeia (UE) apresentam esse nível de integração.
O Mercosul estabelece uma TEC para todos os seus membros plenos, garantindo que cada país aplique o mesmo imposto sobre produtos oriundos de nações externas ao bloco. Da mesma forma, a União Europeia tem uma política comercial unificada, com uma tarifa externa comum válida para todos os Estados-membros.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!