Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
TEXTO III
Pela Internet
Gilberto Gil
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
5 Um barco que veleje
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
10 Um barco que veleje
Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
15 Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
20 Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
25 Eu quero entrar na rede
Promover um debate
(Gilberto Gil. Pela Internet. Quanta: 1997. Disponível em: www.gilbertogil.com.br/noticias/producoes/detalhes/quanta. Acesso em: 15 de abr. de 2024).
Considerando que há uma correlação temática entre os textos I, II e III, é possível relacioná-los, também, com fragmentos retirados dos textos “Amnésia digital prejudica
armazenamento natural das memórias” e “Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos”. Dessa forma, podese afirmar que todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Afinal, como estamos nos “comunicando” depois da modernidade industrial? (...) É a era do hedonismo, do hipernarcisismo que passa a primar pela autocentração e não responsabilização do outro.
A web 2 muda o fluxo de comunicação e, em tese, acaba com a cisão produtores/leitores, possibilitando que todos publiquem na rede e exerçam, simultaneamente, os dois papéis, de autor e leitor ao mesmo tempo.
A audiência é uma espécie de capital social – relacionado com a capacidade do sujeito de conseguir certa aderência e de se movimentar bem no seu meio social – e a única forma de acumulá-lo é agradar, ser audiência dos outros.
O rotineiro uso das telas proporciona facilidade e praticidade na vida de quem tem acesso a essas tecnologias. Mas o excesso desse uso causa diversos prejuízos sociais, biológicos e cognitivos aos seres humanos.
Os textos fornecidos pela banca dialogam entre si a partir de um mesmo eixo temático. Nesse sentido, tanto o texto I quanto o II abordam aspectos negativos do comportamento social nas redes sociais, destacando a busca constante por uma aparência de felicidade ininterrupta. O texto III, por sua vez, foca em aspectos cotidianos do uso da rede, destacando o dinamismo das tarefas e a sua ampla capacidade de integrar-se na vida do usuário. Por conta disso, o único trecho que NÃO DIALOGA com nenhum desses está na letra D, visto que ele tematiza efeitos nocivos à saúde por conta da exposição à luz das telas.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!