Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Em um treinamento militar, um esquadrão é dividido em 5 equipes. O objetivo do treinamento é simular ataque e defesa, em que cada equipe tentará bombardear as bases adversárias e, ao mesmo tempo, defender suas bases, destruindo as aeronaves inimigas. Cada equipe possui 5 aeronaves para ataque, bem como 5 bases a serem defendidas.
As regras são:
– As bases possuem poder antiaéreo para destruir aeronaves.
– As aeronaves possuem poder de fogo suficiente para destruir as bases.
– Aeronaves não podem atacar aeronaves.
– Bases não podem atacar bases.
– Como era apenas um treinamento não havia poder real de fogo, mas havia sensores nas bases e também nas aeronaves para indicar se houve acerto ou não ao alvo.
A matriz A, com elementos do tipo indica a quantidade de bases da equipe i que foram destruídas pelo ataque da equipe j.
Já a matriz B, com elementos do tipo indica a quantidade de aeronaves da equipe j que foram destruídas pelo sistema de defesa da equipe i.
Com base nas informações, pode-se afirmar que:
A equipe com melhor ataque destruiu k bases, sendo k um elemento da sequência
A diferença entre as bases destruídas pelas aeronaves da equipe 4 e 5, nessa ordem, é um elemento do domínio da função
A soma da quantidade total de aeronaves destruídas e das bases destruídas de todas as equipes é a soma dos termos da sequência
A razão entre aeronaves e bases perdidas, nessa ordem, pela equipe 4 é a menor das raízes do polinômio
As bases perdidas pela equipe 4 é a soma dos elementos da 4ª linha da matriz A (4 bases). As aeronaves perdidas pela equipe 4 é a soma dos elementos da 4ª coluna da matriz B (4 aeronaves). Assim, a razão é 1. As raízes do polinômio são: 1 e 3, logo, a alternativa D é a correta.
Alternativa A: incorreta. Para a análise de quantas bases cada equipe destruiu, basta somar os elementos da coluna, assim:
Base 1: 3 destruições
Base 2: 6 destruições
Base 3: 5 destruições
Base 4: 2 destruições
Base 5: 4 destruições
A com melhor ataque destruiu 6 bases, que não consta na sequência.
Alternativa B: incorreta. A diferença entre as bases destruídas por 4 e 5 são: 2 – 4 = –2 (não faz parte do domínio).
Alternativa C: incorreta. Soma das bases + aeronaves destruídas = soma de elementos das duas matrizes, assim, somando tem-se:
2 + 1 + 1 + 2 + 3 + 3 + 1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 2 + 1 + 2 + 1 + 1 + 2 +2 + 1 + 1 + 2 + 1 + 1 + 2 = 38
Soma dos elementos da sequência: –10 – 7 – 4 –1 + 2 + 5 + 8 + 11 + 14 + 17 = 35
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!