Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Uma das importantes consequências dos postulados de Einstein, a partir dos quais ele construiu a teoria da relatividade restrita, foi a modificação na medida da massa dos corpos, que ocorre todas as vezes que eles se movimentam com uma certa velocidade em relação ao solo, por exemplo. Para melhor visualização desse resultado, considere o gráfico a seguir, em que m é a massa relativística, é a massa de repouso, v é o módulo da velocidade com que algum corpo se move ou venha a se mover e c é o módulo da velocidade da luz no vácuo.
A partir do seu conhecimento sobre o tema, bem como com as informações e gráfico fornecidos, avalie as afirmativas abaixo:
É possível demonstrar que quando um corpo se move com certa velocidade em relação ao solo, a massa m desse corpo passa a ser descrita pela expressão:
Quando um corpo se move com certa velocidade em relação ao solo, pela correção relativística na massa, é possível afirmar que a massa m desse corpo torna-se maior que sua massa de repouso
A mudança na medida da massa dos corpos, nesse contexto, significa, na verdade, um aumento da sua inércia.
Apenas partículas que possuem massa de repouso igual a zero podem viajar com uma velocidade de módulo v = c.
Estão corretas as afirmativas
I, II, III e IV.
III e IV, somente.
II e III, somente.
I e II, somente.
Está correta. Tem-se a relação , em que
Está correta. Como o fator é sempre maior que 1 para qualquer velocidade , a massa relativística m será maior que a massa de repouso
Está correta. A massa relativística m não é apenas uma mudança na “quantidade de matéria”, mas representa o aumento da inércia do corpo. Isso significa que, quanto maior a velocidade do corpo, mais difícil é acelerar ou desacelerar esse corpo, o que é interpretado como um aumento da inércia.
Está correta. Somente partículas sem massa de repouso, como os fótons, podem se mover à velocidade da luz c. Para qualquer partícula com massa de repouso , atingir a velocidade da luz requer uma energia infinita, o que é impossível.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!