Questão 4 - Prova Modelo A - AFA 2025

Gabarito

Questão 4

Objetiva
4

TEXTO II

                  Os impactos da felicidade fabricada para as redes sociais

                       O Grupo Consumoteca, liderado pelo antropólogo
                  Michel Alcoforado, divulgou recentemente os resultados do 
                  estudo “Economia do mal-estar”, no qual avaliou a
                  metrificação da felicidade na era das redes sociais – e como
5                isso acaba gerando produtos que se oferecem como
                  soluções rápidas para as angústias às vezes até agravadas 
                  por essa quase obrigatoriedade de estar ou parecer feliz.
                  Foi realizada uma pesquisa cuja ideia era analisar se existe
                  felicidade além das redes ou se todos estão realmente
10              presos ao padrão do mundo digital de provar com 
                  audiência, likes e comentários o quanto se é feliz.

                       Os brasileiros são os mais infelizes entre os países 
                  pesquisados: 58% sentem-se insatisfeitos com sua vida
                  atual. Além disso, oito em cada dez pessoas dizem ter
15              projetos que não conseguem tirar do papel, 41% acham 
                  que não fazem tudo que poderiam fazer por sua felicidade 
                  e 35% das pessoas se sentem mais negativas quando 
                  acompanham a vida dos outros nas redes sociais.

                       Segundo Alcoforado, se antes havia um caminho
20              razoavelmente claro para a felicidade – trabalho, 
                  casamento e filhos – hoje, com tudo isso colocado em
                  questão, vale mais a jornada de busca da plenitude do que 
                  o chegar lá exatamente.

                       Com tudo isso, analisa o antropólogo, a velha história
25              de “plantar e colher” foi substituída pelo postar, numa 
                  espécie de tirania da positividade, que no fundo deixa a 
                  sensação de as pessoas terem sempre de estar correndo 
                  atrás nesse páreo [...].

(ROCHA, Roseane. Os impactos da felicidade fabricada para as redes sociais. Disponível em: www.meiomensagem.com.br. Acesso em: 04 de março de 2024). Adaptado.

De acordo com o texto II, é possível afirmar que:

Alternativas

  1. A

    viver em constante negação pode alterar a percepção de felicidade e faz com que o indivíduo consiga lidar com os obstáculos da vida.

  2. B

    duas em cada dez pessoas conseguem tornar o que era abstração em realidade. Dessa forma, não existe felicidade além das redes.

  3. C

    a felicidade mostrada nas redes sociais acarreta surgimento de produtos que curam dores existenciais, causadas pela necessidade de mostrar-se sempre feliz.

  4. D

    a felicidade, na era das redes sociais, mostra que o discurso da positividade contradiz a realidade da sociedade atual em que muitos estão infelizes e insatisfeitos com a vida que possuem.

Gabarito:
    D

A notícia tematiza o paradoxo das redes sociais, fundamentado no contraste entre a aparente felicidade e bem-estar constantes dos usuários e uma faceta cruel da realidade: pesquisas indicam que 58% dos brasileiros participantes da análise consideram-se infelizes. Com isso, é correto afirmar que o discurso de positividade constante se choca com a vida cotidiana das pessoas, o que acentua o aspecto crítico à felicidade fabricada como produto para as redes sociais.  

4

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