Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Numa esquadrilha, 20 cadetes ficaram em prova final na disciplina de cálculo. Essa prova tem seu valor variando de 0 até 100 pontos, na qual o cadete, para ser aprovado, precisa tirar 70 ou mais pontos. Após a realização do exame, verificou-se que 8 cadetes foram reprovados, sendo a média aritmética desses alunos 65 pontos. Os demais foram aprovados com média aritmética de 77 pontos. Após a divulgação dos resultados, foi impetrado um recurso e, consequentemente, uma questão que todos os cadetes erraram, foi anulada, gerando, assim, um acréscimo de 5 pontos a todos os cadetes. Com essa decisão, a nota média dos aprovados passou a ser 80 pontos e a nova média dos reprovados passou a ser de 68,8 pontos.
Então, quantos cadetes, que inicialmente estariam reprovados, atingiram a nota mínima de aprovação após a anulação da questão?
2
3
4
5
Somatório da nota dos alunos antes da recorreção:
8 · 65 + 12 · 77 = 1 444
Após a recorreção, todos os alunos ganharam 5 pontos, então a somatória das notas dos alunos depois da recorreção será:
1 444 + 5 · 20 = 1 544
Porém, a nota total dos alunos após a recorreção será a média dos alunos reprovados multiplicada pelo número de alunos reprovados (8 – n) somada a média dos alunos aprovados multiplicada pela quantidade de alunos aprovados (12 + n), em que n é o número de alunos que haviam sido reprovados e, após a recorreção, foram aprovados.
Assim, tem-se:
Portanto, a alternativa B é a correta.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!