Questão 16 - Prova Modelo A - AFA 2025

Gabarito

Questão 16

Objetiva
16

TEXTO I

Black Mirror: “Queda livre”, a desumanização do futuro

Queda Livre, o enredo

      “Queda Livre” nos lembra da invasão das redes sociais 
que vivemos hoje e nos leva a perceber como elas podem 
ser perigosas e irreais.

      [...]

5                Lacie é a protagonista desta história, desse ecossistema 
              em que as pessoas são julgadas de acordo com sua 
              popularidade, onde 0 é a menor e 5 a mais alta. Graças 
              às avaliações dos outros e sua rede de contatos, é possível
              obter um melhor emprego, comprar um apartamento e obter
10          um grande número de benefícios.

Black Mirror – “Queda Livre” por trás da perfeição

                   “Queda Livre” significa mover os códigos de nossas
15          redes sociais para o mundo real, onde não apenas 
              agiríamos falsamente para agradar e mostrar nossa melhor 
              face, mas esses gostos que recebemos serviriam para 
              determinar nossa posição social.

                   Em Black Mirror, as pessoas agem de forma correta
20          umas com as outras, com uma gentileza que nos incomoda
              porque, afinal, sabemos ser um egoísmo fictício e puro. Elas 
              não tentam ajudar ou apoiar, mas melhorar sua própria
              imagem.

25         Deixando de ser escravos 

                   Black Mirror magistralmente nos imersa em um baile de 
              máscaras contemporâneo, filtros na vida real, onde tudo é 
              pastel, tudo é perfeito na aparência, mas ninguém é feliz na
30          realidade. Ninguém pode ser tão feliz, ninguém pode ser 
              feliz sempre e ninguém pode adorar o mundo inteiro.

                   [...]

                   A queda da personagem Lacie nada mais é do que uma
              libertação. Não são as paredes que a oprimem, é a
35          sociedade e, uma vez à margem, pode finalmente gritar, 
              pode ser ela mesma.

                   A cena final em que Lacie “perdeu a cabeça”, quando 
              percebe que não tem mais seu celular, é uma cena
              libertadora e esperançosa. Não há prisão maior do que a
40          própria pessoa, não há maior escravidão do que um mundo 
              desumanizado.

 

(PENSAR CONTEMPORÂNEO. Black Mirror: “Queda livre”, a desumanização do futuro. Disponível em: https://www.pensarcontemporaneo.com/black-mirror-queda-livre/. Acesso em: 04 de março de 2024). Adaptado.

TEXTO II

                  Os impactos da felicidade fabricada para as redes sociais

                       O Grupo Consumoteca, liderado pelo antropólogo
                  Michel Alcoforado, divulgou recentemente os resultados do 
                  estudo “Economia do mal-estar”, no qual avaliou a
                  metrificação da felicidade na era das redes sociais – e como
5                isso acaba gerando produtos que se oferecem como
                  soluções rápidas para as angústias às vezes até agravadas 
                  por essa quase obrigatoriedade de estar ou parecer feliz.
                  Foi realizada uma pesquisa cuja ideia era analisar se existe
                  felicidade além das redes ou se todos estão realmente
10              presos ao padrão do mundo digital de provar com 
                  audiência, likes e comentários o quanto se é feliz.

                       Os brasileiros são os mais infelizes entre os países 
                  pesquisados: 58% sentem-se insatisfeitos com sua vida
                  atual. Além disso, oito em cada dez pessoas dizem ter
15              projetos que não conseguem tirar do papel, 41% acham 
                  que não fazem tudo que poderiam fazer por sua felicidade 
                  e 35% das pessoas se sentem mais negativas quando 
                  acompanham a vida dos outros nas redes sociais.

                       Segundo Alcoforado, se antes havia um caminho
20              razoavelmente claro para a felicidade – trabalho, 
                  casamento e filhos – hoje, com tudo isso colocado em
                  questão, vale mais a jornada de busca da plenitude do que 
                  o chegar lá exatamente.

                       Com tudo isso, analisa o antropólogo, a velha história
25              de “plantar e colher” foi substituída pelo postar, numa 
                  espécie de tirania da positividade, que no fundo deixa a 
                  sensação de as pessoas terem sempre de estar correndo 
                  atrás nesse páreo [...].

(ROCHA, Roseane. Os impactos da felicidade fabricada para as redes sociais. Disponível em: www.meiomensagem.com.br. Acesso em: 04 de março de 2024). Adaptado.

TEXTO III

Pela Internet

Gilberto Gil

               Criar meu web site
               Fazer minha home-page
               Com quantos gigabytes
               Se faz uma jangada
5             Um barco que veleje
               Criar meu web site
               Fazer minha home-page
               Com quantos gigabytes
               Se faz uma jangada
10          Um barco que veleje
               Que veleje nesse infomar
               Que aproveite a vazante da infomaré
               Que leve um oriki do meu velho orixá
               Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
15          Um barco que veleje nesse infomar
               Que aproveite a vazante da infomaré
               Que leve meu e-mail até Calcutá
               Depois de um hot-link
               Num site de Helsinque
20          Para abastecer
               Eu quero entrar na rede
               Promover um debate
               Juntar via Internet
               Um grupo de tietes de Connecticut
25          Eu quero entrar na rede
               Promover um debate

(Gilberto Gil. Pela Internet. Quanta: 1997. Disponível em: www.gilbertogil.com.br/noticias/producoes/detalhes/quanta. Acesso em: 15 de abr. de 2024).

TEXTO IV

(REMÉDIOS. Placebo. Disponível em: www.caixadoremedios.com. Acesso em: 04 de março de 2024.

Analise as afirmativas abaixo.

  1. No texto I, pode-se afirmar que Lacie realmente foi feliz quando estava liberta da tecnologia e das redes sociais, conectando-se a si mesma e desconstruindo o papel das redes na vida das pessoas. 

  2. No texto II, pode-se afimar que, apesar de as redes sociais apresentarem um mundo de felicidades, parte dos brasileiros são insatisfeitos com suas vidas, quando as comparam com a vida dos outros.

  3. No texto III, pode-se afirmar que há uma valorização da tecnologia, visto que, a partir dessa interação tecnológica, é que há uma conexão do eu-lírico e do mundo.

  4. No texto IV, pode-se afirmar que há uma crítica quanto às postagens nas redes sociais, que nem sempre são condizentes com a realidade, mas antes buscam impressionar quem os acompanha.

Em relação às afirmativas, assinale a opção correta:

Alternativas

  1. A

    todas estão corretas.

  2. B

    apenas uma está correta.

  3. C

    apenas duas estão corretas.

  4. D

    apenas três estão corretas.

Gabarito:
    A

Afirmativa I: correta. O texto I afirma que a personagem Lacie só alcança a verdadeira felicidade quando se vê liberta das pressões da sociedade distópica em que ela vivia, conforme fica comprovado nos seguintes trechos: “A queda da personagem Lacie nada mais é do que uma libertação. Não são as paredes que a oprimem, é a sociedade e, uma vez à margem, pode finalmente gritar, pode ser ela mesma.” e “A cena final em que Lacie ‘perdeu a cabeça’, quando percebe que não tem mais seu celular, é uma cena libertadora e esperançosa.”.

Afirmativa II: correta. O texto II traça um paralelo entre o mundo perfeito das redes sociais, no qual as pessoas postam apenas os melhores momentos de suas vidas e suas maiores conquistas, e o mundo real, em que, na prática, muitas pessoas se sentem fracassadas quando comparam suas vidas com as postagens visualizadas. No texto II, alguns dados impressionam: 58% dos brasileiros “sentem-se insatisfeitos com sua vida atual” e “35% das pessoas se sentem mais negativas quando acompanham a vida dos outros nas redes sociais”. 

Afirmativa III: correta. No poema, é possível identificar o desejo do eu lírico de participar das redes, pois é por meio delas que ele pode “promover um debate”, ou seja, participar ativamente da sociedade, como se vê nos versos: “Eu quero entrar na rede / Promover um debate / Juntar via Internet / Um grupo de tietes de Connecticut / Eu quero entrar na rede / Promover um debate”. Esse desejo mostra uma valorização da tecnologia como forma de conexão entre o eu lírico e o mundo. 

Afirmativa IV: correta. No último quadro, a personagem diz que sua rede social se alimenta da exaltação do seu ego, de tempo, de reclamações, dos livros que ela não leu, e das coisas que ela não é, o que demonstra uma crítica às postagens das redes sociais, que não refletem a realidade de quem posta. 

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