Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Sabe-se que uma substância contém, em sua molécula, carbono e hidrogênio e, suspeita-se que também contenha oxigênio, descartando-se completamente a possibilidade da presença de outros átomos na sua estrutura. Nas CNTP, essa substância se encontra em estado gasoso com massa específica igual a 2,05 g/L. Quando 46 g da substância são queimados com oxigênio em excesso, resultam 88 g de dióxido de carbono e 54 g de água.
Pode-se afirmar que a substância é:
Etanol.
Etano.
Acetileno.
Dimetil éter.
Só pode ser determinada se for informado o valor do excesso de oxigênio empregado.
Considerando as CNTP, tem-se:
Entre as alternativas, tem-se os seguintes valores de massas molares:
Como o composto está no estado gasoso nas CNTP, considerando o valor encontrado para a massa molar em função da densidade, só é possível deduzir que se trata do dimetil éter. O etanol é líquido nas CNTP.
Portanto, não se fazia necessária a análise da queima da substância para afirmar qual é ela. Para fins didáticos, no entanto:
Da queima da substância, representada por , tem-se:
Da lei de Lavoisier, obtém-se a massa de gás oxigênio reagente:
Daqui, determinam-se os números de mols das substâncias, para, em seguida, serem definidos os coeficientes estequiométricos da reação:
Assim, obtém-se a proporção estequiométrica:
Do balanceamento, pode-se definir a fórmula molecular do composto analisado:
x = 2; y = 6; z = 1
Portanto, a fórmula molecular do composto analisado é: .
Dessa forma, novamente a dúvida recairia entre os isômeros etanol (líquido) e dimetil éter (gás).
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!