Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Analise as manchetes publicadas pelo jornal de notícias BBC News Brasil.
“Parece leite, mas não é”: como crise “empobreceu” a fórmula dos produtos lácteos do Brasil.
(13.08.2022.)
Azeite: por que fraudes são tão comuns — e como escolher o mais saudável.
(18.09.2022.)
A verdade sobre o “café fake”: por dentro do “parece, mas não é” que se espalha pelos supermercados.
(10.02.2025.)
As manchetes apresentam um processo comum nos últimos anos, em que o desenvolvimento técnico e científico ofereceu alternativas às indústrias, modificando a cadeia produtiva, da indústria ao produto final. No contexto do modelo capitalista de produção, as manchetes apontam para o interesse em
ampliar os lucros das indústrias, mesmo que em detrimento da qualidade ou dos impactos relacionados ao consumo desses produtos.
reduzir a autonomia dos consumidores, oferecendo uma falsa sensação de escolha em produtos controlados por trustes empresariais.
eliminar a concorrência ao organizar holdings, diminuindo a chance de pequenas empresas permanecerem nos mercados por seus preços mais elevados.
controlar parâmetros regulatórios sobre a indústria alimentícia, ainda que, para isso, seja necessária a formação de cartéis que elevem os preços dos produtos.
simplificar os mercados ao reduzir a oferta de produtos, diminuindo a demanda por matérias-primas de difícil acesso e com maior valor agregado.
A alternativa “ampliar os lucros das indústrias, mesmo que em detrimento da qualidade ou dos impactos relacionados ao consumo desses produtos” está correta, pois a situação dos produtos “fake” descreve a prática de empresas adulterarem ou modificarem a forma de produção de mercadorias que apenas emulam o sabor, os aspectos visuais e a embalagem de produtos como café, leite e azeite. Dessa forma, as empresas barateiam os custos de produção, mas mantêm o preço final, para o consumidor, relativamente elevado, ampliando sua margem de lucro.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!