Questão 22 - 1ª Fase - Einstein 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 22

Objetiva
22

Analise as manchetes publicadas pelo jornal de notícias BBC News Brasil.

“Parece leite, mas não é”: como crise “empobreceu” a fórmula dos produtos lácteos do Brasil.

(13.08.2022.)

Azeite: por que fraudes são tão comuns — e como escolher o mais saudável.

(18.09.2022.)

A verdade sobre o “café fake”: por dentro do “parece, mas não é” que se espalha pelos supermercados.

(10.02.2025.)

As manchetes apresentam um processo comum nos últimos anos, em que o desenvolvimento técnico e científico ofereceu alternativas às indústrias, modificando a cadeia produtiva, da indústria ao produto final. No contexto do modelo capitalista de produção, as manchetes apontam para o interesse em

Alternativas

  1. A

    ampliar os lucros das indústrias, mesmo que em detrimento da qualidade ou dos impactos relacionados ao consumo desses produtos.

  2. B

    reduzir a autonomia dos consumidores, oferecendo uma falsa sensação de escolha em produtos controlados por trustes empresariais.

  3. C

    eliminar a concorrência ao organizar holdings, diminuindo a chance de pequenas empresas permanecerem nos mercados por seus preços mais elevados.

  4. D

    controlar parâmetros regulatórios sobre a indústria alimentícia, ainda que, para isso, seja necessária a formação de cartéis que elevem os preços dos produtos.

  5. E

    simplificar os mercados ao reduzir a oferta de produtos, diminuindo a demanda por matérias-primas de difícil acesso e com maior valor agregado.

Gabarito:
    A

A alternativa “ampliar os lucros das indústrias, mesmo que em detrimento da qualidade ou dos impactos relacionados ao consumo desses produtos” está correta, pois a situação dos produtos “fake” descreve a prática de empresas adulterarem ou modificarem a forma de produção de mercadorias que apenas emulam o sabor, os aspectos visuais e a embalagem de produtos como café, leite e azeite. Dessa forma, as empresas barateiam os custos de produção, mas mantêm o preço final, para o consumidor, relativamente elevado, ampliando sua margem de lucro.

22

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!