Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Na América Latina, a porcentagem de camponeses se reduziu à metade em vinte anos na Colômbia (1951-1973), no México (1960-1980) e — quase — no Brasil (1960-1980). Caiu em dois terços, ou quase isso, na República Dominicana (1960-1981), Venezuela (1961-1981) e Jamaica (1953-1981). Em todos esses países — com exceção da Venezuela —, no fim da Segunda Guerra Mundial os camponeses formavam metade, ou a maioria absoluta da população ocupada. Mas já em 1970 não havia na América Latina — fora dos mini-Estados da tripa de terra centro-americana e do Haiti — um único país em que os camponeses não fossem minoria.
(Eric Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991, 1995. Adaptado.)
Ao avaliar a variação demográfica em países latino-americanos na segunda metade do século XX, o excerto atesta
o aumento da mortalidade entre a população camponesa, o que pode ser explicado pelas epidemias e pelos longos períodos de fome.
a persistência de áreas de alta concentração de camponeses, o que pode ser explicado pela vocação agrícola da economia latino-americana.
a diminuição da população camponesa, o que pode ser explicado pelo forte êxodo rural e pelas mudanças tecnológicas e sociais.
o deslocamento da população camponesa, o que pode ser explicado pelo aumento da emigração de latino-americanos para a Europa.
a carência de mão de obra camponesa especializada, o que pode ser explicado pelo processo acelerado de modernização das técnicas agrícolas.
O contexto abordado pelo enunciado da questão, anos 1930 a 1970 na América Latina, está diretamente relacionado ao enfraquecimento dos regimes oligárquicos e, por consequência, da enorme dependência do modelo agroexportador, especialmente após a Crise de 1929. No período supracitado, a emergência de líderes políticos populistas, pautados na defesa do nacionalismo econômico se sustentava em um importante crescimento dos grandes centros urbanos derivado do êxodo rural.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!