Questão 18 - 1ª Fase - Einstein 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 18

Objetiva
18

      [...] historicamente, os quilombos foram comunidades dinâmicas forjadas não fora, mas dentro da sociedade escravista; comunidades que simultaneamente transformaram o mundo no qual todos viviam. As geografias insurgentes [...] foram claramente baseadas na existência de laços e práticas econômicas forjadas dentro da escravidão e motivadas por camaradagem, medo ou oportunismo. Nenhum deles expressou uma explícita ideologia antiescravista, mas suas ações desestabilizaram a escravidão por dentro. Para os quilombolas, abandonar seus senhores e trabalhar como pessoas livres diante dos olhos dos proprietários foi uma forma de rejeitar a escravidão.

(Yuko Miki. “Fugir para a escravidão: as geografias insurgentes dos quilombolas brasileiros, 1880-1881”. In: Flávio Gomes e Petrônio Domingues (orgs.). Políticas da raça: experiências e legados da abolição e da pós-emancipação no Brasil, 2014.)

O excerto caracteriza a ação dos quilombos no Brasil pré-abolição como

Alternativas

  1. A

    um modelo de organização social igualitária e dotada de mecanismos que impediam a exploração do homem pelo homem.

  2. B

    uma reação desenvolvida dentro da lógica do sistema escravista e capaz de evidenciar uma alternativa ao trabalho compulsório.

  3. C

    um esforço claro de mobilizar os escravizados e articular formas de derrubar o regime monárquico e escravista.

  4. D

    uma prática aceita dentro do sistema escravista e exemplar da peculiaridade da escravidão pacífica existente desde o período colonial.

  5. E

    um movimento coeso de resistência republicana e embasado nos valores franceses de igualdade, liberdade e fraternidade.

Gabarito:
    B

Os quilombos foram espaços de resistência contra a escravidão que existiu no Brasil até 1888, quando foi abolida. Dessa forma, não é possível entender os quilombos como espaços isolados das estruturas sociais em que estavam inseridos, ou seja, um país com formação social fortemente marcada pela escravidão. Portanto, os quilombos podem ser considerados uma alternativa aos plantations e ao trabalho compulsório, sendo um espaço de solidariedade e experiências compartilhadas daqueles que sofriam com a estrutura escravocrata e racista da sociedade brasileira. 

18

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!