Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Analise a charge de Augusto Bandeira, publicada no Correio da Manhã em 03.10.1962, que retrata o presidente brasileiro João Goulart.

(apud: Rodrigo Patto Sá Motta. Jango e o golpe de 1964 na caricatura, 2006.)
A charge representa o presidente
hábil e desinteressado em relação às disputas ideológicas.
radical e apoiado por setores políticos divergentes.
fraco e voltado apenas à defesa dos interesses gaúchos.
conciliador e capaz de controlar os grupos políticos radicais.
indeciso e pressionado por distintos setores políticos.
O governo João Goulart teve grande dificuldade para se estabelecer. Em primeiro lugar, porque derivava da renúncia de Jânio Quadros e, de saída, sofreu uma tentativa de golpe. A saída para o impasse político foi o regime parlamentarista, que alijava o presidente de seus plenos poderes. Só com a vitória do presidencialismo, no plebiscito, o poder presidencial foi plenamente restaurado. Porém, de um lado, os movimentos sociais do campo progressista exigiam as reformas de base o mais rápida e plenamente possível; de outro, o campo conservador acusava o governo de simpatia aos regimes socialistas e de incapacidade de lidar com as pressões da esquerda. Acentuando a tensão, grande parte da imprensa, opositora de João Goulart, reforçava a imagem de um presidente frágil e incapaz de lidar com a complexidade do cenário, o que justificaria uma interrupção do seu mandato, o que, de fato, ocorreu.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!