Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

[...] as colônias cartaginesas só poderiam comprar e vender produtos com os mercadores de Cartago. Todas as embarcações de povos estrangeiros eram consideradas intrusas, e algumas delas chegaram a ser afundadas pela forte marinha cartaginesa.
A preocupação em não deixar que gregos, romanos e outros povos atravessassem suas rotas comerciais tinha suas razões. Além do rico comércio do Mediterrâneo, estudos arqueológicos indicam que os cartagineses conseguiram estabelecer relações comerciais com povos do Sudão e passaram a negociar o ouro que vinha de lá. Alguns estudiosos acreditam que tropas cartaginesas mantiveram contato com grupos que viviam na África Subsaariana.
(Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.)
O excerto demonstra que a importância de Cartago nos séculos VI e V a.C. devia-se, principalmente, a
seu monopólio comercial sobre todas as possessões coloniais na África Subsaariana e ao domínio territorial no entorno do Mediterrâneo.
seu poderio mercantil naval e à ramificação de suas ações comerciais no Mediterrâneo e em regiões ou territórios do continente africano.
seu comércio ininterrupto com as cidades-estados gregas e à imposição de sua hegemonia comercial e naval ao Império Romano.
sua capacidade de produção agrícola e à abertura de rotas comerciais na direção do Oriente Próximo e da Índia.
sua produção de minérios de alto valor de venda e troca e ao poderoso aparato militar capaz de rivalizar com as tropas romanas.
Um dos povos mais importantes da Antiguidade foram os cartagineses, conhecidos por sua ampla capacidade em navegação e comércio pelo Mediterrâneo e por formar um série de colônias no Norte da África. Tal dinâmica acabou resultando em um guerra contra os romanos, as chamadas Guerras Púnicas, em que se disputava a hegemonia da navegação no Mediterrâneo.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!