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Texto 1
Como conceito político, uma colônia não é um espaço geográfico fixo, mas um princípio de mobilidades geridas e policiadas. Um espaço que mobiliza e imobiliza populações, deslocando e realocando pessoas de acordo com um conjunto de regras e hierarquias em constante mudança. Conceitualmente, portanto, a colônia é uma formação política que se sustenta transformando as pessoas em outros tipos sociais: aqueles que serão reassentados, aqueles que serão submetidos à privação extrema, aqueles que obterão residência prioritária como refugiados e aqueles que permanecerão confinados.
(Adaptado de STOLER, A.L. Colony. In: OPHIR, A.M.; STOLER, A. L. Political Concepts: A Critical Lexicon. New York: Fordham University Press, p. 45-58, 2018.)
Texto 2
De tudo o que desapareceu, o que mais me fez falta mesmo foi o Kinder Ovo. Quando os muros se fecharam ao redor de Gaza e as conversas dos adultos foram ficando cada vez mais coléricas e tristes, senti a gravidade do nosso cerco pela quantidade cada vez menor daqueles delicados ovos de chocolate nas prateleiras das lojas.
Mesmo depois que os túneis foram escavados sob a fronteira entre Gaza e o Egito para contrabandear os itens de necessidade básica, continuou difícil encontrar Kinder Ovo. Vivi na época desses túneis, uma rede de artérias e veias subterrâneas com um sistema de cordas, alavancas e roldanas que bombeava comidas, fraldas, combustível, remédio, baterias, fitas cassete, absorventes para a mamãe, lápis de cera para a Rhet Shel.
(Adaptado de ABULHAWA, S. O azul entre o céu e a água. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p. 5, 2017.)
A partir da leitura de ambos os trechos, responda às questões a seguir.
a) Por que é possível conceituar a colônia como uma formação política? Quais são suas características?
b) Por que o Texto 2 exemplifica o conceito político de colônia do Texto 1? Justifique sua resposta.
a) É possível conceituar colônia como uma formação política, pois, segundo o Texto 1, no processo de colonização, cria-se uma série de relações de poder, com regras estabelecidas pelos poderes dominantes, gerando hierarquias e deslocamentos populacionais. A população, submetida ao poder, é realocada de acordo com os interesses das estruturas coloniais e está sujeita ao controle deste poder dominante. Tal ordenação gera a inclusão ou a exclusão de indivíduos na estrutura social, e, dessa forma, as desigualdades sociais se aprofundam em diversos aspectos.
b) O conceito de colonização apresentado no Texto 1 é demonstrado no exemplo citado pelo Texto 2. O cerco à Gaza deslocou e confinou populações, que, submetidas a um poder dominante, tiveram o acesso ao consumo de alguns produtos limitado, simbolizando a quebra da normalidade da vida cotidiana.
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