Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Leia o trabalho da grafiteira e muralista Simone Siss (Texto 1), reconhecida por abordar temáticas femininas em sua obra.
Texto 1
(SISS, S. O que tenho dentro de nós. Grafite em muro no centro de Campinas. 2024. Reprodução fotográfica.)
Esse trabalho da artista Simone Siss expressa
um ato de militância, sugerido pelo emprego de substantivos e adjetivos que fazem referência explícita à luta feminina, representada pela figura de uma mão que empunha uma lata de spray.
uma experiência intimista, evidenciada por pronomes e verbos em primeira pessoa, dentro de um plano imagético no qual uma mão feminina, por meio de uma lata de spray, expõe a condição de quem a segura.
um gesto identitário, marcado pela predominância de adjetivos e pronomes femininos em alusão à força da mulher, que é sinalizada por uma lata de spray integrada à mão que a aperta.
uma manifestação subjetiva, ilustrada pela ocorrência de substantivos e verbos no singular integrados a uma imagem na qual uma mão feminina textualiza seus sentimentos por meio de uma lata de spray.
Devido ao uso da primeira pessoa do singular tanto em pronomes, como “me”, “mim” e “eu”, quanto em verbos, como “entrei”, “abri”, “moro”, percebe-se a experiência intimista de Simone Siss; mas, por meio da associação entre a imagem da lata de spray segurada por uma mão feminina e o trecho “Sou Maria... E vou com as outras”, entende-se que o trabalho expõe “a condição de quem a segura”, isto é, a condição das mulheres. Esse caráter intimista, mas também coletivo, é perceptível no próprio nome da obra: O que tenho dentro de nós.
oliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 49 Matemática
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!