Questão 1 - Unicamp - Q e Z - Unicamp 2025

Gabarito

Questão 1

Objetiva
1

Em termos cartográficos, o conceito de escala é fundamental para qualquer tipo de representação espacial, dado que toda visualização gráfica é elaborada com base em uma redução do mundo real. Dessa forma, dependendo da escala adotada, tem-se, no mapa, uma generalização da informação, generalização esta que leva em conta o objetivo pretendido. A figura a seguir ilustra essa relação entre a escala adotada e o nível de generalização da informação no mapa.

(MENEZES, P. M. L.; FERNANDES, M. C. Roteiros de Cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, p. 49-53, 2013.)

Tendo em vista seu conhecimento sobre cartografia, informações do texto e a análise da figura, assinale a alternativa correta.

Alternativas

  1. A

    Atlas escolares apresentam mapas com escala menor e pouca generalização. O objetivo dos mapas que figuram nesses atlas é a representação espacial de diferentes variáveis físico-naturais, demográficas e socioeconômicas, acessíveis a um público bastante diversificado.

  2. B

    Os mapas elaborados para estudos de impactos ambientais, estudos estes aplicados a projetos de infraestrutura, precisam ter escala maior e, consequentemente, menos generalização dos dados, pois a intervenção no território deve minimizar impactos ambientais. 

  3. C

    Atlas escolares apresentam mapas com escala maior e menos informação. O objetivo dos mapas que figuram nesses atlas é a representação espacial de diferentes variáveis (físico-naturais, demográficas e socioeconômicas) que sejam acessíveis a um público bastante especializado.

  4. D

    Os mapas elaborados para estudos de impactos ambientais, estudos estes aplicados a projetos de infraestrutura, precisam ter escala menor e, consequentemente, mais informação, pois a intervenção no território deve minimizar impactos ambientais. 

Gabarito:
    B

Escala na cartografia é a redução proporcional de determinado objeto (Terra) em uma representação cartográfica (mapa, carta ou planta).

De acordo com a figura apresentada na questão, quanto maior a escala, menor a área mapeada, portanto o nível de detalhamento da informação representada no mapa é maior. Quanto menor a escala, maior a área mapeada e, portanto, menor o nível de detalhamento da informação representada.  

Em um atlas escolar, os mapas representados são diversos e abrangem escalas de diferentes tamanhos (mapa-múndi e mapa do estado de São Paulo, por exemplo). 

Mapas para estudos de impactos ambientais precisam apresentar maior nível de detalhamento, isto é, maior escala. Essa demanda por uma menor generalização ocorre devido à necessidade de intervenção mais precisa no território. 

1

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