Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
No combate a arboviroses – tais como dengue, zika e chicungunha –, a ação de possíveis fármacos antivirais tem sido avaliada por pesquisadores brasileiros. Um aspecto fundamental nesse estudo é verificar o tempo que esses fármacos permanecem ativos no organismo, porque se um fármaco funciona bem com uma estrutura química, e se essa se modifica rapidamente, então o fármaco pode deixar de ser ativo. Compostos de platina que se mostraram eficazes contra arboviroses foram, então, avaliados quanto à velocidade de troca de moléculas de dimetilsulfóxido (DMSO) – presentes em suas estruturas originais – por moléculas de DMSO deuterado (DMSO-d6), em solução. Os resultados de concentrações em função do tempo para as diferentes espécies em solução são apresentados na figura a seguir. Cada traçado corresponde a uma espécie (não identificada na figura).
Considerando que quanto menor a velocidade de troca, maior é a eficiência do fármaco, pode-se concluir que
os fármacos em verde e azul são os mais eficientes; as linhas sólidas representam suas concentrações em função do tempo; as linhas pontilhadas representam as concentrações do DMSO-d6 livre.
o fármaco em vermelho é o mais eficiente; a linha pontilhada representa sua concentração em função do tempo; a linha sólida representa a concentração do DMSO-d6 livre.
os fármacos em verde e azul são os mais eficientes; as linhas pontilhadas representam suas concentrações em função do tempo; as linhas sólidas representam as concentrações do DMSO livre.
o fármaco em vermelho é o mais eficiente; a linha sólida representa sua concentração em função do tempo; a linha pontilhada representa a concentração do DMSO livre.
De acordo com o enunciado, quanto menor a velocidade da troca, mais eficiente é o fármaco. No gráfico, a linha vermelha é a que tem a queda menos acentuada, caracterizando uma velocidade de reação menor.
Em uma reação química a concentração dos reagentes diminui com o passar do tempo e a concentração dos produtos aumenta. Desse modo, a linha sólida representa a concentração do reagente da reação e a linha pontilhada representa concentração do produto.
De acordo com o enunciado, irá ocorrer a troca de moléculas de DMSO por moléculas de DMSO-d6, fazendo com que as moléculas de DMSO fiquem livres.
Consequentemente, a concentração do fármaco irá diminuir (linha sólida) e a concentração do DMSO livre irá aumentar (linha pontilhada) com passar do tempo.
oliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 49 Matemática
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!