Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Os escudos cristalinos são constituídos por rochas de idades pré-cambrianas que foram soerguidas e expostas; essa estrutura geológica não sofreu deformação no Éon Fanerozoico (período geológico iniciado há 543 milhões de anos e que se estende até o presente). Suas áreas são exploradas em todo o mundo por concentrarem recursos naturais em grande escala.
A figura a seguir apresenta a extensão dos escudos cristalinos nos diferentes continentes.
(Adaptado de CHRISTOPERSEN, R. W. Geossistemas: uma introdução à Geografia Física. 7.ed. Porto Alegre: Bookman, p. 363, 2012.)
Os escudos cristalinos são formados por rochas
ígneas e metamórficas; apresentam combustíveis fósseis, a exemplo de petróleo e gás, explorados pela indústria petroquímica.
sedimentares; apresentam jazidas de combustíveis fósseis, a exemplo de petróleo e gás, jazidas estas exploradas pela indústria siderúrgica.
ígneas e metamórficas; apresentam jazidas de minerais metálicos, explorados em larga escala pela indústria siderúrgica.
sedimentares; apresentam jazidas de minerais metálicos e não metálicos, explorados pela indústria petroquímica.
Escudos cristalinos são estruturas geológicas antigas (pré-cambriano) formadas por rochas cristalinas (ígneas e metamórficas). Neles, são encontradas jazidas de minerais metálicos como ferro, manganês e ouro, que são utilizados como matéria-prima industrial. Já as bacias sedimentares são estruturas recentes (paleozoicas, mesozoicas e cenozoica). Nelas, é possível explorar os combustíveis fósseis como carvão mineral, petróleo e gás natural.
oliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 49 Matemática
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!