Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Uma pesquisa envolvendo estudantes que concluíram o ensino médio em certo colégio revelou que 20% deles haviam sido aprovados em algum vestibular e 40% deles haviam feito cursinho. A pesquisa também revelou que a probabilidade de que um estudante que fez cursinho tenha sido aprovado em algum vestibular foi de . A probabilidade de que um estudante que foi aprovado em algum vestibular tenha feito cursinho é
Para resolver este exercício, podemos supor que o total de alunos que concluíram o Ensino Médio foi 100.
Como 20% deles foram aprovados em algum vestibular, o número de aprovados foi 20.
Da mesma forma, como 40% deles tinham feito cursinho, a quantidade de alunos que fizeram cursinho foi 40.
Por fim, o enunciado informa que a probabilidade de um aluno que fez cursinho ter sido aprovado no vestibular é de . Como 40 alunos fizeram cursinho, então o número n de estudantes que fizeram cursinho e foram aprovados é:
Representando essa situação por meio de um diagrama de Venn-Euler, tem-se:
O enunciado pede a probabilidade P de que um estudante aprovado no vestibular tenha feito cursinho. Como se sabe que o estudante foi aprovado, o espaço amostral será apenas o conjunto dos aprovados, ou seja, . Por fim, os casos favoráveis são os indivíduos que fizeram cursinho E foram aprovados, ou seja, a interseção dos dois conjuntos. Logo, n(E) = 15 e:
Resolução alternativa:
Interpretando a probabilidade pedida com uma probabilidade condicional, tem-se:
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!