Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Todos estamos, a um certo nível, expostos ao mercúrio — seja pela comida que comemos, pelo ar que respiramos ou por determinados cosméticos que utilizamos. A inalação ou ingestão de grandes quantidades de mercúrio, no entanto, pode resultar em sérias consequências neurológicas. Os sintomas incluem tremores, insônia, perda de memória, dores de cabeça, fraqueza muscular e — em casos extremos — morte.
(www.unep.org. Adaptado.)
Como o mercúrio presente em determinados cosméticos pode atingir o sistema nervoso central? Explique como o mercúrio atinge o feto durante a gestação no caso de uma mulher gestante utilizar esse tipo de cosmético.
Cite a forma orgânica em que o mercúrio é mais tóxico para os organismos. Por que o mercúrio é encontrado em maior quantidade nos organismos que ocupam o nível trófico mais elevado de uma cadeia alimentar?
a. O mercúrio presente em cosméticos é absorvido através da pele e depois é transportado pelo sangue até o sistema nervoso central. Uma gestante que utilizou esse tipo de cosmético tem mercúrio em sua corrente sanguínea. O mercúrio pode ser transferido ao feto através da placenta.
b. A forma orgânica é o metil mercúrio. O mercúrio é encontrado em maior concentração no nível trófico mais elevado porque é um material não biodegradável; é uma substância transferida de um nível trófico a outro sem ser degradada por enzimas de seres vivos. Além disso, a biomassa tende a diminuir ao longo da cadeia alimentar. Assim, o último elo da cadeia alimentar apresenta a mesma quantidade de mercúrio distribuída em uma menor massa, apresentando a maior concentração.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!