Dissertação 18 - 2. Santa Casa - Conhecimentos Específicos - Santa Casa 2025

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 18

Dissertativa
18

Leia o conto “A beleza total”, de Carlos Drummond de Andrade, para responder às questões 17 e 18.

     A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços.
     A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa.
     O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito.
     Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um dia cerrou os olhos para sempre. Sua beleza saiu do corpo e ficou pairando, imortal. O corpo já então enfezado de Gertrudes foi recolhido ao jazigo, e a beleza de Gertrudes continuou cintilando no salão fechado a sete chaves.

(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis, 2012.)

a.  No último parágrafo, o narrador lança mão de um eufemismo. Transcreva a oração em que ocorre esse eufemismo. Justifique sua resposta. 

b. A derivação imprópria consiste em mudar a classe gramatical de uma palavra, estendendo-lhe a significação. Por esse processo, por exemplo, os substantivos passam a adjetivos. 

(Domingos Paschoal Cegalla. Novíssima gramática da língua portuguesa, 2020. Adaptado.)

Cite um exemplo de derivação imprópria que ocorre no segundo parágrafo. Justifique sua resposta.

Resolução:

a. O eufemismo, figura de linguagem que visa à suavização do impacto negativo de um determinado termo, pode ser notado em “e um dia cerrou os olhos para sempre.”, dado que o autor, ao referir-se à morte, suaviza o impacto de tal termo, empregando “cerrou os olhos para sempre”.

b. Em “Houve um engarrafamento monstro”, o termo “monstro” que, originalmente, é classificado como um substantivo nomeador de um ser que a todos aterroriza, foi empregado como adjetivo para caracterizar o “engarrafamento”, sem que houvesse alteração alguma em sua estrutura (escrita), caracterizando assim a ocorrência do processo de derivação imprópria.

18

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!